10.10.23

Avaliação variação linguística

Tirinha para as questões 1 e 2.



1) Analisando a tirinha, podemos concluir que:

a) o personagem Zé Lelé fez o que o Chico Bento esperava.

b) o Zé Lelé não entendeu o que o Chico quis dizer com “faiz arguma coisa”.

c) Chico estava brincando e queria que o Zé fizesse a mesma coisa.

d) Zé Lelé estava com raiva de Chico e por isso não o ajudou.

e) os dois personagens falam em uma língua diferente.

 

2) A fala do Chico Bento representa um exemplo de:

a) linguagem padrão.

b) linguagem formal.

c) variação linguística.

d) gíria.

e) jargão.

 

3) Em “Aquela aula de matemática foi péssima, não saquei nada daquilo que o professor falou”, a palavra grifada é exemplo de gíria e pode ser entendida como:

a) entendi.

b) participei.

c) fiz.

d) tirei.

e) mandei. 

 

Agora, leia este texto.

Pechada

            O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de “Gaúcho”. Porque era gaúcho. Recém-chegado do Rio Grande do Sul, com um sotaque carregado.
              — Aí, Gaúcho!
              — Fala, Gaúcho!
              Perguntaram para a professora por que o gaúcho falava diferente. A professora explicou que cada região tinha seu idioma, mas que as diferenças não eram tão grandes assim. Afinal, todos falavam português. Variava a pronúncia, mas a língua era uma só. E os alunos não achavam formidável que num
país do tamanho do Brasil todos falassem a mesma língua, só com pequenas variações?

_ Mas o Gaúcho fala “tu” - disse o gordo Jorge, que era quem mais implicava com o novato.
           — E fala certo — disse a professora. — Pode-se dizer “tu” e pode-se dizer “você”. Os dois estão certos. Os dois são português.
           O gordo Jorge fez cara de quem não se entregara.

           Um dia, o Gaúcho chegou tarde na aula e explicou para a professora o que acontecera.

           _ O pai atravessou a sinaleira e pechou.

           _ O quê?
           _ O pai. Atravessou a sinaleira e pechou.

           A professora sorriu. Depois achou que não era caso para sorrir. Afinal, o pai do menino atravessara uma sinaleira e pechara. Podia estar, naquele momento, em algum

hospital. Gravemente pechado. Com pedaços de sinaleira sendo retirados do seu corpo.

            _ O que foi que ele disse, tia? – quis saber o gordo Jorge.

            _ Que o pai dele atravessou uma sinaleira e pechou.

            _ O que é isso?

            _ Gaúcho... quer dizer, Rodrigo: explique para a classe o que aconteceu.

            _ Nós vinha...

            _ Nós vínhamos.

            _ Nós vínhamos de auto, o pai não viu a sinaleira fechada, passou no vermelho e deu uma pechada noutro auto.

            A professora varreu a classe com seu sorriso. Estava claro o que acontecera? Ao mesmo tempo, procurava uma tradução para o relato do gaúcho. Não podia admitir que não o entendera. Não com o  gordo Jorge rindo daquele jeito. [...] Só muitos dias depois a professora descobriu que “pechar” vinha do espanhol e queria dizer bater com o peito, e até lá teve que se esforçar para convencer o gordo Jorge de que era mesmo brasileiro o que falava o novato. Que já ganhara outro apelido: Pechada.

            _ Aí, Pechada!

            _ Fala, Pechada.

(Nova Escola, maio 2001)

4) Rodrigo logo recebe o apelido de Gaúcho quando entra na nova escola.

a) O que os colegas mais estranham em Rodrigo?

______________________________________________________________________________

 

b) Essa escola fica no Rio Grande do Sul ou em outro estado brasileiro?

______________________________________________________________________________

 

5) Dos colegas da sala, o gordo Jorge era o que mais insistia em rir e debochar de Rodrigo. Levante hipóteses: por que ele agia desse modo?

______________________________________________________________________________

 

6) Quando Rodrigo, ao contar por que chegou atrasado, diz “Nós vinha...”, a professora o interrompe dizendo “Nós vínhamos”. Por que ela disse isso?

______________________________________________________________________________

 

7) Rodrigo conta que seu pai “atravessou a sinaleira e pechou”. A professora não conhecia a palavra pechar, mas conseguiu descobrir o sentido dela.

a) Como foi que ela descobriu o significado da palavra?

______________________________________________________________________________

 

b) Qual é a origem dessa palavra, que hoje também pertence ao português?

______________________________________________________________________________

 

8) A professora ensina à classe que, apesar de o país inteiro falar português, “cada região tinha seu idioma”. Sabendo que idioma é o mesmo que língua, é correta a explicação da professora? Em caso negativo, como você a corrigiria?


9) Usando uma variedade linguística padrão, explique o que aconteceu com o pai de Rodrigo.

______________________________________________________________________________


Leia a tirinha para responder às questões.



10) No primeiro quadrinho, que tipo de sonho Rosinha descreve a Chico?

______________________________________________________________________________

 

11) No segundo quadrinho, Rosinha faz uma pergunta a Chico Bento. Pela resposta do garoto, o que ele deve estar pensando a respeito do noivo?

______________________________________________________________________________

 

12) A língua usada por Chico Bento e Rosinha é diferente daquela utilizada por jornais, revistas e livros. Explique por que motivo eles falam dessa forma.

______________________________________________________________________________

 

13) A língua portuguesa que falamos no Brasil não é igual em todo lugar. Prova disso é a tirinha apresentada. Transcreva da tira as palavras que não estão escritas de acordo com as regras ortográficas. Depois reescreva-as de acordo com a ortografia oficial.?

______________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seu comentário!

Como se escreve?

 É caçar ou cassar ? E agora? Como eu escrevo corretamente? Vamos consultar o dicionário e descobrir qual é a maneira certa de escrever! Ob...