11.10.23

Teste de Língua Portuguesa e Literatura para o 1º ano do Ensino Médio

Preparação para o ENEM: Teste de Língua Portuguesa e Literatura para o 1º ano do Ensino Médio

Leia o texto abaixo para responder às questões 1 e 2.


1) No quinto quadrinho, a reação da personagem que tenta montar a barraca evidencia:

a) confusão.

b) desespero.

c) distração.

d) incompreensão.

e) medo.

 

2) Esse texto se organiza a partir de uma estrutura:

a) argumentativa.

b) descritiva.

c) expositiva.

d) injuntiva.

e) narrativa.

 

3) Observe a oração: “Fabiano saiu de costas [...]”. Assinale a alternativa em que a oração também tem verbo intransitivo.

a) “Fabiano ajustou o gado [...]”

b) “[...] [Fabiano] acreditara na sua velha.”

c) “[...] davam-lhe uma ninharia.”

d) “Atrevimento não tinha.”

e) “Depois que acontecera aquela miséria [...]”

 

4) Identifique a alternativa em que o termo em destaque completa o sentido do verbo.

a) “Ninguém na rua, só uma pessoa esperando inutilmente no ponto do bonde.”

b) “Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta involuntária.”

c) Que importava se num dia futuro sua marca ia fazê-la erguer insolente uma cabeça de mulher?”

d) “No meio de tanta vaga impossibilidade e de tanto sol, ali estava a solução para a criança vermelha.”

e) “Mas ele foi mais forte que ela. Nem uma só vez olhou para trás.”

 

5) Leia o texto abaixo.



O objetivo principal desse texto é:

a) definir as atitudes dos pais em relação ao tratamento da gripe.

b) descrever o período em que as crianças estão mais sujeitas a doenças.

c) esclarecer a respeito das diferenças entre gripe e resfriado.

d) indicar os sintomas característicos de gripe e resfriado nas crianças.

e) informar sobre os agentes causadores da gripe em crianças.

 

Questões discursivas 

 

Certa ocasião, um ministro da Educação disse em uma entrevista à imprensa:

“Eu não sou ministro; estou ministro”.

 

Pouco tempo depois de fazer essa afirmação, ele deixou o cargo.

 1)      Como se classificam os verbos dessas duas orações? Justifique.

2)      O fato de o ministro ter deixado o cargo confirma ou contradiz o conteúdo da afirmação que ele fizera?

Literatura

1) Assinale a opção correta sobre os versos. 

“(...)

Princesa

Surpresa

Você me arrasou

Serpente

Nem sente que me envenenou

Senhora, e agora

Me diga onde vou.

(...)”

(Queixa – Caetano Veloso)

 

a)      Não existe neles a noção da força do poder sedutor feminino.

b)      A situação da mulher neles referida é a mesma que encontramos nas cantigas de amigo do Trovadorismo.

c)      Apresentam a mulher com a mesma carga de sensualidade que lhes atribui boa parte da poesia parnasiana.

d)     Seguem o modelo descritivo, apresentando a figura feminina com traços vagos, imprecisos, esfumaçados.

e)      Lembram-nos aquela situação de vassalagem que marca as relações amorosas das cantigas de amor do Trovadorismo.

 

2) Leia os textos a seguir.



Mais de 600 anos separam o texto medieval de D. Dinis da canção da música popular brasileira, do Peninha. No entanto, a respeito deles é correto afirmar que:

I-                   A base do questionamento do eu nas duas canções é o mesmo: a ausência da pessoa amada.

II-                Em ambos, o que se repete, implicitamente, é a aflição e a incerteza sobre a pessoa amada, o que no texto A se reflete na estrutura paralelística.

III-             As duas canções podem ser classificadas tanto como cantiga de amor quanto como cantiga de amigo.

 

O correto está em:

a) I, II e III.

b) I e II.

c) II e III.

d) I e III.

e) apenas I.

 

3) Nas cantigas de amor,

a) o trovador expressa um amor à mulher amada,encarando-a como um objeto acessível a seus anseios.

b) o trovador, velada ou abertamente, ironiza personagens da época.

c) o “eu-lírico” é feminino, expressando a saudade da ausência do amado.

d) o poeta pratica a vassalagem amorosa, pois, em postura platônica, expressa seu amor à mulher amada.

e) existe a expressão de um sentimento feminino, apesar de serem escritas por homens.

 

4) Observe atentamente os dois trechos transcritos a seguir.

 

"... o objetivo da poesia (e da arte literária em geral) não é o real concreto, o verdadeiro, aquilo que de fato aconteceu, mas sim o verossímil, o que pode acontecer, considerado na sua universalidade."

(SILVA,Vítor M. de A. Teoria de Literatura. Coimbra: Almedina, 1982.)

 

Verossímil. 1. Semelhante à verdade; que parece verdadeiro. 2. Que não repugna à verdade, provável.

(FERREIRA. A. B. de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua

Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.)

 

A partir da leitura de ambos os fragmentos, pode-se deduzir que a obra literária tem o seguinte objetivo:

a) opor-se ao real para afirmar a imaginação criadora.

b) anular a realidade concreta para superar contradições aparentes.

c) construir uma aparência de realidade para expressar dado sentido.

d) buscar uma parcela representativa do real para contestar sua validade.

 

5)

Tanto do meu estado me acho incerto,
que em vivo ardor tremendo estou de frio;
sem causa, juntamente choro e rio,
o  mundo todo abarco e nada aperto.

É tudo quanto sinto, um desconcerto;
da alma um fogo me sai, da vista um rio;
agora espero, agora desconfio,
agora desvario, agora acerto.

 

Esses quartetos de um soneto de Camões ilustram uma temática recorrente do poeta, que seria:

a)      a fugacidade da vida.

b)      o desconcerto amoroso.

c)      a angústia criativa.

d)     as alegrias do amor.

e)      o desejo da morte.

 

 

Questões abertas

 

Leia este soneto de Camões para responder às questões 1 e 2.

Busque Amor novas artes, novo engenho,
para matar-me, e novas esquivanças;
que não pode tirar-me as esperanças,
que mal me tirará o que eu não tenho.

Olhai de que esperanças me mantenho!
Vede que perigosas seguranças!
Que não temo contrastes nem mudanças,
andando em bravo mar, perdido o lenho.

Mas, conquanto não pode haver desgosto
onde esperança falta, lá me esconde
Amor um mal, que mata e não se vê.

Que dias há que n'alma me tem posto
um não sei quê, que nasce não sei onde,
vem não sei como, e dói não sei por quê.

1) A primeira estrofe é um desafio ao Amor. Qual o argumento utilizado pelo sujeito lírico para explicar a impossibilidade de sofrer mais?

2) O sujeito lírico conclui confessando sua incapacidade de compreender o processo amoroso. Transcreva os versos que melhor exprimem a ideia de que o amor é um sentimento contraditório e incompreensível.

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