Preparação para o ENEM: Teste de Língua Portuguesa e Literatura para o 1º ano do Ensino Médio
Leia o texto abaixo para responder às questões 1 e 2.
1) No quinto quadrinho, a reação da personagem que tenta
montar a barraca evidencia:
a) confusão.
b) desespero.
c) distração.
d) incompreensão.
e) medo.
2) Esse texto se organiza a partir de uma estrutura:
a) argumentativa.
b) descritiva.
c) expositiva.
d) injuntiva.
e) narrativa.
3) Observe a oração: “Fabiano
saiu de costas [...]”. Assinale a alternativa em que a oração também tem
verbo intransitivo.
a) “Fabiano ajustou o gado [...]”
b) “[...] [Fabiano] acreditara na sua velha.”
c) “[...] davam-lhe uma ninharia.”
d) “Atrevimento não tinha.”
e) “Depois que acontecera aquela
miséria [...]”
4) Identifique a alternativa em que o termo em destaque
completa o sentido do verbo.
a) “Ninguém na rua, só uma pessoa esperando inutilmente no
ponto do bonde.”
b) “Numa terra de morenos, ser ruivo era uma revolta
involuntária.”
c) Que importava se num dia futuro
sua marca ia fazê-la erguer insolente uma cabeça de mulher?”
d) “No meio de tanta vaga impossibilidade e de tanto sol,
ali estava a solução para a criança vermelha.”
e) “Mas ele foi mais forte que ela. Nem uma só vez olhou para
trás.”
5) Leia o texto abaixo.
O objetivo principal desse texto é:
a) definir as atitudes dos pais em relação ao tratamento da
gripe.
b) descrever o período em que as crianças estão mais
sujeitas a doenças.
c) esclarecer a respeito das
diferenças entre gripe e resfriado.
d) indicar os sintomas característicos de gripe e resfriado
nas crianças.
e) informar sobre os agentes causadores da gripe em
crianças.
Questões discursivas
Certa ocasião, um ministro da Educação disse em uma entrevista à imprensa:
“Eu não sou ministro;
estou ministro”.
Pouco tempo depois de fazer essa afirmação, ele deixou o
cargo.
2) O fato de o ministro ter deixado o cargo confirma ou contradiz o conteúdo da afirmação que ele fizera?
Literatura
1) Assinale a opção correta sobre os versos.
“(...)
Princesa
Surpresa
Você me arrasou
Serpente
Nem sente que me envenenou
Senhora, e agora
Me diga onde vou.
(...)”
(Queixa – Caetano Veloso)
a) Não
existe neles a noção da força do poder sedutor feminino.
b) A
situação da mulher neles referida é a mesma que encontramos nas cantigas de
amigo do Trovadorismo.
c) Apresentam
a mulher com a mesma carga de sensualidade que lhes atribui boa parte da poesia
parnasiana.
d) Seguem
o modelo descritivo, apresentando a figura feminina com traços vagos,
imprecisos, esfumaçados.
e) Lembram-nos aquela situação de vassalagem que marca as
relações amorosas das cantigas de amor do Trovadorismo.
2) Leia os textos a seguir.
Mais de 600 anos separam o texto medieval de D. Dinis da
canção da música popular brasileira, do Peninha. No entanto, a respeito deles é
correto afirmar que:
I-
A base do questionamento do eu nas duas canções é o mesmo: a ausência da pessoa amada.
II-
Em ambos, o que se repete, implicitamente, é a aflição
e a incerteza sobre a pessoa amada, o que no texto A se reflete na estrutura paralelística.
III-
As duas canções podem ser classificadas tanto como
cantiga de amor quanto como cantiga de amigo.
O correto está em:
a) I, II e III.
b) I e
II.
c) II e III.
d) I e III.
e) apenas I.
3) Nas cantigas de
amor,
a) o trovador expressa um amor à mulher amada,encarando-a como um
objeto acessível a seus anseios.
b) o trovador, velada ou abertamente, ironiza
personagens da época.
c) o “eu-lírico” é feminino, expressando a saudade da ausência
do amado.
d) o poeta pratica a vassalagem amorosa, pois, em postura
platônica, expressa seu amor à mulher amada.
e) existe a expressão de um sentimento feminino,
apesar de serem escritas por homens.
4) Observe atentamente os dois trechos transcritos a seguir.
"...
o objetivo da poesia (e da arte literária em geral) não é o real concreto, o
verdadeiro, aquilo que de fato aconteceu, mas sim o verossímil, o que pode
acontecer, considerado na sua universalidade."
(SILVA,Vítor M. de A. Teoria de Literatura. Coimbra: Almedina, 1982.)
Verossímil.
1. Semelhante à verdade; que parece verdadeiro. 2. Que não repugna à verdade, provável.
(FERREIRA. A. B. de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua
Portuguesa.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.)
A partir
da leitura de ambos os fragmentos, pode-se deduzir que a obra literária tem o seguinte
objetivo:
a) opor-se
ao real para afirmar a imaginação criadora.
b) anular
a realidade concreta para superar contradições aparentes.
c)
construir uma aparência de realidade para expressar dado sentido.
d) buscar uma parcela representativa do real para contestar sua
validade.
5)
Tanto do meu estado me acho incerto,
que em vivo ardor tremendo estou de frio;
sem causa, juntamente choro e rio,
o mundo todo abarco e nada aperto.
É tudo quanto sinto, um desconcerto;
da alma um fogo me sai, da vista um rio;
agora espero, agora desconfio,
agora desvario, agora acerto.
Esses quartetos de
um soneto de Camões ilustram uma temática recorrente do poeta, que seria:
a)
a
fugacidade da vida.
b)
o
desconcerto amoroso.
c) a angústia criativa.
d) as alegrias do amor.
e) o desejo da morte.
Questões abertas
Leia este soneto de
Camões para responder às questões 1 e 2.
Busque Amor novas artes, novo engenho,
para matar-me, e novas esquivanças;
que não pode tirar-me as esperanças,
que mal me tirará o que eu não tenho.
Olhai de que esperanças me mantenho!
Vede que perigosas seguranças!
Que não temo contrastes nem mudanças,
andando em bravo mar, perdido o lenho.
Mas, conquanto não pode haver desgosto
onde esperança falta, lá me esconde
Amor um mal, que mata e não se vê.
Que dias há que n'alma me tem posto
um não sei quê, que nasce não sei onde,
vem não sei como, e dói não sei por quê.
1) A primeira estrofe é um desafio ao Amor. Qual o argumento utilizado pelo
sujeito lírico para explicar a impossibilidade de sofrer mais?
2) O sujeito lírico conclui confessando sua incapacidade de compreender o processo amoroso. Transcreva os versos que melhor exprimem a ideia de que o amor é um sentimento contraditório e incompreensível.
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