10.10.23

Avaliação sobre verbos

 Avaliação sobre Verbos

O jogo

 O Estádio lotou. Juiz apitou e o jogo começou. O jogador chutou. Outro cabeceou. O goleiro agarrou. Chutou. Escanteio. A torcida vibrou. Falta. O juiz marcou. O tempo passou. O 1° tempo terminou. Intervalo. O jogo voltou. O jogador lançou. Outro driblou. Chegou perto do gol. O goleiro caiu. O jogador chutou. Fez o gol. Ele comemorou. O jogo parou. Juiz apitou e o jogo recomeçou. Chute pra cá e chute pra lá. Nenhum outro gol. O jogo terminou. O campeão comemorou. A torcida se encantou. É festa no Maracanã.

1) Sobre o que o texto trata? _______________________________________________________________________________________

2) Qual foi o placar do jogo? _______________________________________________________________________________________

3) Onde aconteceu o jogo?

_______________________________________________________________________________________

4) Quantos verbos tem o texto?

_______________________________________________________________________________________

5) Em que tempo verbal o texto está?

_______________________________________________________________________________________

6) Passe o primeiro tempo do jogo para o presente e o segundo tempo para o futuro.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7) Complete o texto com o verbo entre parênteses, flexionando-o de acordo com o contexto.

 

Ontem, o avião do Carlos ................... (chegar) ao aeroporto, mas como não ...................(ver) os seus pais, ...................... (decidir) ligar para casa. Ninguém ...................... (atender). No entanto, não ...................(ter) que esperar muito. Eles ...................(chegar) cinco minutos depois e, quando .......................... (ver) o seu filho, ................. (ficar) felizes, pois ...................(poder) abraçá-lo imediatamente.

Depois, Carlos .............. (entregar) as lembranças que ................ (comprar) em Portugal. Ele ................... (fazer) muitos amigos lá. O Carlos ..................... (ir) fazer um curso de engenharia, mas também ....................... (ter) tempo de fazer alguns passeios. Ele....................(querer) visitar Coimbra, mas não ................(poder). Junto com uns colegas, ....................... (estar) nas praias do Algarve.

Ele.....................(pôr) muitas expectativas nessa viagem. .....................(vir) carregado de novas experiências. ...............(ser), para ele, uma viagem única e inesquecível.

 

8) Escreva ação, estado ou fenômeno da natureza para os verbos das frases a seguir.

 

a)     Ela estava muito contente. ( ...........................................................)

b)     O palhaço divertia o público. ( ...............................................................)

c)     Choveu muito ontem . ( ........................................................)

d)     Ventava muito. (..............................................................)

e)     As crianças corriam . (.................................................................)

f)      Ele era desconfiado. ( ..............................................................)

g)     Nós somos estudiosos. (..........................................................)

h)     Ela é bonita. (...................................................................)

i)      Vocês tomaram o suco? (.....................................................................)

 

9) Foram escolhidas algumas palavras e empregadas cada uma delas em dois contextos diferentes, isto é, em duas frases diferentes. Leia com atenção as frases, procurando entender bem o contexto em que as palavras estão empregadas. Depois, indique nos parênteses:

 

( S ) se for substantivo    e  ( V ) se for verbo.

 

(      ) O ecologista conversa muito com seus colegas.

(      ) A conversa sobre o efeito estufa durou até tarde.

(      ) Meu irmão fez uma compra enorme no supermercado.

(      ) Aquele profissional compra novos equipamento todos os dias.

(      ) O caixa do supermercado errou o troco.

(      ) Eu não troco a natureza pelo progresso.

(      ) Eu estudo  “Reciclagem do lixo” nesses textos.

(      ) O estudo da Ecologia é interessante.

(      ) O sonho do homem é a preservação da Terra.

(      ) Eu sonho com um mundo menos poluído.

(      ) Eu tenho uma pergunta a fazer sobre educação ambiental.

(      ) Aquele aluno pergunta sempre sobre a camada de ozônio.

 

Leia este poema, do poeta cubano David Chericián, para responder às próximas questões.

 

Lição de gramática

 

Eu estou, você está,

e ela está, e ele também;

e todos os que estavam estiveram

e estão muito bem.

 

Estamos, estaremos

nós, ela e ele

estarão lado a lado, e eu, que estive,

estarei.

 

E, se acaso estivesse

alguém que não tenha estado naquela vez,

bem-vindo!, porque estar é o que importa

e que todos estejam.

 

10) Observe as formas verbais empregadas no texto.

 

a) A que verbo elas pertencem?

________________________________________________________________________________

 

b) Esse verbo geralmente indica ação, estado ou fenômeno natural?

________________________________________________________________________________

 

11) O poema apresenta formas verbais e pronomes em diferentes pessoas do discurso. Associe as colunas:

 


1ª pessoa, no singular

2ª pessoa, no singular

3ª pessoa, no singular

1ª pessoa, no plural

3ª pessoa, no plural

 

 (   ) “ela e ele estarão”

(   ) “Eu estou”

(   ) “você está”

(   ) “estamos, estaremos nós”

(   ) “ela está” 

 


12) Observe este grupo de formas verbais empregados no poema:



a) Quais dessas formas expressam a noção de tempo passado?

________________________________________________________________________________

 

b) Quais expressam a noção de tempo presente?

________________________________________________________________________________

 

c) E quais expressam a noção de tempo futuro?

________________________________________________________________________________

 

13) Compare o grupo de formas verbais da questão anterior com este outro grupo de formas verbais:

 

“E, se acaso estivesse alguém”

“e que todos estejam

 

a) Qual desses grupos apresenta formas verbais que expressam a ideia de que as ações com certeza acontecem, aconteceram ou acontecerão?

________________________________________________________________________________

 

b) E a ideia de que as ações talvez venham a acontecer?

________________________________________________________________________________

 

 

14) Compare estes trechos do poema:

 

“todos os que estavam estiveram! / e estão muito bem”

“ela e ele / estarão lado a lado, e eu, que estive, / estarei”

 

Qual é a ideia transmitida por esses versos? Assinale a resposta correta.

a) Estar com outras pessoas causa desconforto, pois as pessoas são individualistas e preferem ficar sozinhas.

b) O eu lírico do poema gostaria de estar com outras pessoas, mas não pode, por isso se sente só.

c) Estar com outras pessoas causa bem-estar e há o desejo de estar mais vezes com outras pessoas.

d) Estar com outras pessoas é impossível, pois as pessoas do discurso são sempre diferentes e nunca haverá união entre elas.

 

15) Com base na última estrofe, responda: o círculo de pessoas e de relacionamentos é fechado ou outras pessoas também podem participar dele? Justifique sua resposta com palavras ou expressões do texto.

 

________________________________________________________________________________

 

16)



 

a) Deu para você entender perfeitamente a fábula? Por quê? ________________________________________________________________________________

b) Complete a fábula com as palavras abaixo, prestando atenção ao sentido e à concordância.

Arranhando – começou – viu – deu – encontrou – entrou – farejar – ficou – imaginando – queria – saiu – salvou – servia – tentou destruir – voltando – voou

c) A maioria dos verbos da fábula está em que tempo? Explique por que predomina este tempo verbal no texto. ________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seu comentário!

Como se escreve?

 É caçar ou cassar ? E agora? Como eu escrevo corretamente? Vamos consultar o dicionário e descobrir qual é a maneira certa de escrever! Ob...