Avaliação sobre Verbos
O jogo
O Estádio lotou. Juiz apitou e o jogo
começou. O jogador chutou. Outro cabeceou. O goleiro agarrou. Chutou.
Escanteio. A torcida vibrou. Falta. O juiz marcou. O tempo passou. O 1° tempo
terminou. Intervalo. O jogo voltou. O jogador lançou. Outro driblou. Chegou
perto do gol. O goleiro caiu. O jogador chutou. Fez o gol. Ele comemorou. O
jogo parou. Juiz apitou e o jogo recomeçou. Chute pra cá e chute pra lá. Nenhum
outro gol. O jogo terminou. O campeão comemorou. A torcida se encantou. É festa
no Maracanã.
1) Sobre o que o texto trata? _______________________________________________________________________________________
2) Qual foi o placar do jogo?
_______________________________________________________________________________________
3) Onde aconteceu
o jogo?
_______________________________________________________________________________________
4) Quantos
verbos tem o texto?
_______________________________________________________________________________________
5) Em que
tempo verbal o texto está?
_______________________________________________________________________________________
6) Passe o
primeiro tempo do jogo para o presente
e o segundo tempo para o futuro.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Complete o
texto com o verbo entre parênteses, flexionando-o de acordo com o contexto.
Ontem, o avião do Carlos ................... (chegar) ao aeroporto, mas
como não ...................(ver) os seus pais, ......................
(decidir) ligar para casa. Ninguém ...................... (atender). No
entanto, não ...................(ter) que esperar muito. Eles
...................(chegar) cinco minutos depois e, quando
.......................... (ver) o seu filho, ................. (ficar)
felizes, pois ...................(poder) abraçá-lo imediatamente.
Depois,
Carlos .............. (entregar) as lembranças que ................ (comprar)
em Portugal. Ele ................... (fazer) muitos amigos lá. O Carlos
..................... (ir) fazer um curso de engenharia, mas também
....................... (ter) tempo de fazer alguns passeios.
Ele....................(querer) visitar Coimbra, mas não
................(poder). Junto com uns colegas, ....................... (estar)
nas praias do Algarve.
Ele.....................(pôr)
muitas expectativas nessa viagem. .....................(vir) carregado de novas
experiências. ...............(ser), para ele, uma viagem única e inesquecível.
8) Escreva ação, estado ou fenômeno da natureza
para os verbos das frases a seguir.
a) Ela
estava muito contente. (
...........................................................)
b) O
palhaço divertia o público. (
...............................................................)
c) Choveu
muito ontem . ( ........................................................)
d) Ventava
muito. (..............................................................)
e) As
crianças corriam .
(.................................................................)
f) Ele
era desconfiado. (
..............................................................)
g) Nós
somos estudiosos. (..........................................................)
h) Ela
é bonita. (...................................................................)
i) Vocês
tomaram o suco?
(.....................................................................)
9) Foram
escolhidas algumas palavras e empregadas cada uma delas em dois contextos
diferentes, isto é, em duas frases diferentes. Leia com atenção as frases,
procurando entender bem o contexto em que as palavras estão empregadas. Depois,
indique nos parênteses:
( S ) se
for substantivo e ( V ) se
for verbo.
( )
O ecologista conversa muito com seus colegas.
( )
A conversa sobre o efeito estufa durou até tarde.
( )
Meu irmão fez uma compra enorme no supermercado.
( )
Aquele profissional compra novos equipamento todos os dias.
( )
O caixa do supermercado errou o troco.
( )
Eu não troco a natureza pelo progresso.
( )
Eu estudo “Reciclagem do lixo” nesses textos.
( )
O estudo da Ecologia é interessante.
( )
O sonho do homem é a preservação da Terra.
( )
Eu sonho com um mundo menos poluído.
( )
Eu tenho uma pergunta a fazer sobre educação ambiental.
( )
Aquele aluno pergunta sempre sobre a camada de ozônio.
Leia este poema, do poeta cubano David
Chericián, para responder às próximas questões.
Lição de gramática
Eu estou, você
está,
e ela está, e
ele também;
e todos os que
estavam estiveram
e estão muito
bem.
Estamos,
estaremos
nós, ela e ele
estarão lado a
lado, e eu, que estive,
estarei.
E, se acaso
estivesse
alguém que não
tenha estado naquela vez,
bem-vindo!,
porque estar é o que importa
e que todos
estejam.
10) Observe as formas verbais empregadas
no texto.
a) A que verbo elas pertencem?
________________________________________________________________________________
b) Esse verbo geralmente indica ação,
estado ou fenômeno natural?
________________________________________________________________________________
11) O poema apresenta formas verbais e
pronomes em diferentes pessoas do discurso. Associe as colunas:
1ª pessoa, no singular
2ª pessoa, no singular
3ª pessoa, no singular
1ª pessoa, no plural
3ª pessoa, no plural
( ) “ela e ele estarão”
(
) “Eu estou”
(
) “você está”
(
) “estamos, estaremos nós”
(
) “ela está”
12) Observe este grupo de formas verbais empregados no poema:
a) Quais dessas formas expressam a noção
de tempo passado?
________________________________________________________________________________
b) Quais expressam a noção de tempo
presente?
________________________________________________________________________________
c) E quais expressam a noção de tempo
futuro?
________________________________________________________________________________
13) Compare o grupo de formas verbais da
questão anterior com este outro grupo de formas verbais:
“E, se acaso estivesse alguém”
“e que todos estejam”
a) Qual desses grupos apresenta formas
verbais que expressam a ideia de que as ações com certeza acontecem,
aconteceram ou acontecerão?
________________________________________________________________________________
b) E a ideia de que as ações talvez
venham a acontecer?
________________________________________________________________________________
14) Compare estes trechos do poema:
“todos os que estavam estiveram! / e
estão muito bem”
“ela e ele / estarão lado a lado, e eu,
que estive, / estarei”
Qual é a ideia transmitida por esses
versos? Assinale a resposta correta.
a) Estar com outras pessoas causa
desconforto, pois as pessoas são individualistas e preferem ficar sozinhas.
b) O eu lírico do poema gostaria de
estar com outras pessoas, mas não pode, por isso se sente só.
c) Estar com outras pessoas causa
bem-estar e há o desejo de estar mais vezes com outras pessoas.
d) Estar com outras pessoas é
impossível, pois as pessoas do discurso são sempre diferentes e nunca haverá
união entre elas.
15)
Com base na última estrofe, responda: o círculo de pessoas e de relacionamentos
é fechado ou outras pessoas também podem participar dele? Justifique sua
resposta com palavras ou expressões do texto.
________________________________________________________________________________
16)
a) Deu para você entender
perfeitamente a fábula? Por quê? ________________________________________________________________________________
b) Complete a fábula com
as palavras abaixo, prestando atenção ao sentido e à concordância.
Arranhando – começou – viu – deu –
encontrou – entrou – farejar – ficou – imaginando – queria – saiu – salvou –
servia – tentou destruir – voltando – voou
c) A maioria dos verbos da fábula está em que tempo? Explique por que predomina este tempo verbal no texto. ________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua visita e seu comentário!