10.10.23

Avaliação para o 7º do Ensino Fundamental

 

01.  Leia.

Mãe,


vou à casa do Felipe

fazer  a tarefa da escola.

Um beijo!

Luan

 

a)      Estudamos que os textos estão presentes em nosso cotidiano e não somente na escola. São produzidos a todo o momento, com objetivos diversos. Que nome recebe o texto reproduzido acima? ____________________________________________________________________________________

 

b)      Quem é o remetente do texto? E o destinatário? ____________________________________________________________________________________

 

c)      Com que objetivo o texto foi produzido? ____________________________________________________________________________________

 

02.  Que texto você produziria em cada situação apresentada a seguir?

a)      Você precisa ir ao supermercado comprar vários itens. Para não se esquecer de nada, antes de sair de casa, você produz uma __________________________.

b)      Para ensinar sua amiga como preparar um bolo, você escreve uma ___________________________.

c)      Como as ligações interurbanas são caras e você não tem e-mail, para se comunicar com um parente que mora no Nordeste, você escreve uma _____________________________.

 


Texto 1

Quem vai salvar a vida

(...) No dia seguinte era sábado, e meu pai pegou o Trovão, nosso cachorro, e já ia saindo com ele pra passear.

Eu então perguntei:

– Ô, pai, que tal levar um saquinho para pegar a sujeira do Trovão?

– Pegar a sujeira? – ele perguntou.

– Então, pai, não se pode deixar sujeira no meio da rua...

– Ora, ora – meu pai respondeu –, a rua é pra isso mesmo!

– Pai, que absurdo! A rua é de todos! É como se você levasse seu cachorro pra sujar a casa dos outros. Você não vê que a gente pisa nessa sujeira e traz pra casa? Não vê que tem crianças pequenas que andam na rua e sujam os pés?

Meu pai me olhou torto, torto.

E foi embora.

Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...).

Ruth Rocha. Quem vai salvar a vida? São Paulo, FTD, 2009

 

03. Percebe-se que o narrador do texto é

(A) Observador                       (B) Personagem

 

04. A parte do texto que nos indica que o narrador é um filho ou filha é

(A) “A rua é de todos!”                                                                       (C) “Ora, ora (...), a rua é para isso mesmo!”

(B) “(...) não se pode deixar a sujeira no meio da rua...”                    (D) “Meu pai me olhou torto, torto.”

 

05. Lendo o trecho “Mas, quando ele voltou, eu vi que ele tinha um saquinho, que ele atirou no lixo (...)”, pode-se concluir que o pai:    

(A) resolveu comprar sacos de lixo.                                            (C) desistiu de passear com o cão.

(B) recolheu a sujeira de seu cachorro.                                        (D) pisou no lixo encontrado na rua.

 

06. O texto é constituído por vários travessões. Eles foram usados porque o texto é

(A) um poema.                      (C) uma receita.

(B) um anúncio    .                (D) um diálogo.

 

Texto 2                                                       O silêncio do rouxinol

[...]

Na época de Salomão, o melhor dos reis, um homem comprou um rouxinol que possuía uma voz excepcional. Colocou-o numa gaiola em que nada faltava ao pássaro e na qual ele cantava, horas a fio, para encanto da vizinhança.

Certo dia, em que a gaiola havia sido transportada para uma varanda, outro pássaro se aproximou, disse qualquer coisa ao rouxinol e voou. A partir desse momento, o incomparável rouxinol emudeceu.

Desesperado, o homem levou seu pássaro à presença do profeta Salomão, que conhecia a linguagem dos animais, e lhe pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.

O rouxinol disse a Salomão:

– Antigamente eu não conhecia nem caçador, nem gaiola. Depois me apresentaram a uma armadilha, com uma isca bem apetitosa, e caí nela, levado pelo meu desejo. O caçador de pássaros levou-me, vendeu-me no mercado, longe da minha família, e fui parar na gaiola deste homem que aí está. Comecei a me lamentar noite e dia, lamentos que este homem tomava por cantos de gratidão e alegria. Até o dia em que outro pássaro veio me dizer: “Pare de chorar, porque é por causa dos seus gemidos que eles o mantêm nessa gaiola”. Então, decidi me calar.

Salomão traduziu essas poucas frases para o proprietário do pássaro. O homem se perguntou: “De que adianta manter preso um rouxinol, se ele não canta?”. E lhe devolveu a liberdade.

CARRIÈRE. Jean-Claude. O círculo dos mentirosos: contos filosóficos

do mundo inteiro. São Paulo: Códex, 2004.

07. O fato que gera o conflito na história é o pássaro

(A) possuir uma voz excepcional.    

(B) ter emudecido.  

(C) ser um rouxinol.    

(D) encantar a vizinhança.

 

08. No trecho “...cantava, horas a fio, para encanto da multidão.”, a expressão “horas a fio” tem o sentido de

(A) de vez em quando.                                         (C) durante muito tempo.

(B) pousado em um fio.                                        (D) sem cobrar por isso.

 

09. A decisão de não mais cantar, comunicada pelo rouxinol a Salomão, que a traduziu para o homem, teve, como consequência, o homem

(A) não entender a tradução.   

(B) ficar desesperado.  

C) libertar o rouxinol.   

(D) silenciar o rouxinol.

 

10. O trecho do texto que contém uma opinião é

(A) “Na época de Salomão, o melhor dos reis,...”    
(B) “Pediu que perguntasse ao pássaro o motivo de seu silêncio.”...

(C) “Comecei a me lamentar noite e dia,...”             

(D) “E lhe devolveu a liberdade.”

 

11. Complete o texto com o verbo entre parênteses, flexionando-o de acordo com o contexto.

 

Ontem, o avião do Carlos ................... (chegar) ao aeroporto, mas como não ...................(ver) os seus pais, ...................... (decidir) ligar para casa. Ninguém ...................... (atender). No entanto, não ...................(ter) que esperar muito. Eles ...................(chegar) cinco minutos depois e, quando .......................... (ver) o seu filho, ................. (ficar) felizes, pois ...................(poder) abraçá-lo imediatamente.

Depois, Carlos .............. (entregar) as lembranças que ................ (comprar) em Portugal. Ele ................... (fazer) muitos amigos lá. O Carlos ..................... (ir) fazer um curso de engenharia, mas também ....................... (ter) tempo de fazer alguns passeios. Ele....................(querer) visitar Coimbra, mas não ................(poder). Junto com uns colegas, ....................... (estar) nas praias do Algarve.

Ele.....................(pôr) muitas expectativas nessa viagem. .....................(vir) carregado de novas experiências. ...............(ser), para ele, uma viagem única e inesquecível.

 

12. Escreva ação, estado ou fenômeno da natureza para os verbos das frases a seguir.

 

a)     Ela estava muito contente. ( ...........................................................)

b)     O palhaço divertia o público. ( ...............................................................)

c)     Choveu muito ontem . ( ........................................................)

d)     Ventava muito. (..............................................................)

e)     As crianças corriam . (.................................................................)

f)      Ele era desconfiado. ( ..............................................................)

g)     Nós somos estudiosos. (..........................................................)

h)     Ela é bonita. (...................................................................)

i)      Vocês tomaram o suco? (.....................................................................)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seu comentário!

Como se escreve?

 É caçar ou cassar ? E agora? Como eu escrevo corretamente? Vamos consultar o dicionário e descobrir qual é a maneira certa de escrever! Ob...