Redação para o 8º ano do Ensino Fundamental
Leia os textos motivadores a seguir e redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema Geração smartphone: os efeitos dessa tecnologia no cotidiano do jovem brasileiro. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Organize seu texto em 4 parágrafos e utilize as estratégias estudadas para desenvolver sua argumentação e concluir sua produção. Bom trabalho!
Texto 1
Na esteira da
tendência da popularização dos smartphones
e tablets, as crianças e os
adolescentes internautas brasileiros estão acessando mais à rede por meio
desses dispositivos móveis. É o que indica a pesquisa TIC Kids 2013,
divulgada nesta quarta-feira pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da
Informação e da Comunicação (CETIC.br), do Comitê Gestor da Internet do
Brasil (CGI.br), e que mede o uso e os hábitos digitais de jovens entre 9 e 17
anos em relação às tecnologias de informação e de comunicação.
De acordo com o
levantamento, o acesso à Internet por smartphones
pelos jovens mais que dobrou entre 2012 e 2013, saltando de 21% para 53%. A
utilização de tablets para o mesmo
fim também registrou um expressivo crescimento, passando de apenas 2% para
16%. Apesar das mudanças, os computadores de mesa continuam a ser as
principais plataformas de conexão à rede, com 71% dos internautas jovens
fazendo uso delas.
Disponível em http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/acesso-internet-por-celulares-mais-que-dobra-entre-os- jovens-brasileiros-em-2013-13508621#ixzz3OslGoipU.
Texto 2
Texto 3
Tão recente
quanto seu próprio aparecimento é a discussão, nas escolas, sobre como lidar
com o uso cada vez mais intenso de smartphones
em sala. Sem orientações formais por parte de órgãos públicos, o tema tem
como pioneira no debate a Unesco que, em 2013, lançou o guia “Diretrizes de
políticas para a aprendizagem móvel”. No documento, a instituição estimula
o acolhimento da tecnologia nas disciplinas que, entre outros benefícios, pode
“permitir a aprendizagem a qualquer hora, em qualquer lugar”, “minimizar a
interrupção em aulas de conflito e desastre” e “criar uma ponte entre a
educação formal e a não formal”.
— Não podemos
mais ignorar o celular, ele está em todo lugar. Sou contra a proibição do
uso, pois a regra acaba sendo burlada. Será que, em vez de proibir, não é
melhor acolhê-lo como ferramenta educativa? — questiona Maria Rebeca Otero
Gomes, coordenadora do setor de Educação da Unesco no Brasil. — Já existem
diversos aplicativos voltados para a educação especial, a alfabetização e o
ensino da matemática, por exemplo.
No Centro
Educacional de Niterói, ainda não há consenso sobre quais regras devem ser
seguidas. O professor Nelson Silva, de História, busca usar os smartphones como ferramenta de pesquisa
em suas aulas.
— Normalmente,
os alunos ficam mais estimulados em fazer pesquisas através do celular. Claro
que, no meio, eles mandam uma ou outra mensagem, é inevitável. Mas já
tentamos fugir da TV, do vídeo. Não dá para fugir do celular. O grande nó
é saber como usá-lo em favor do aprendizado — afirma.
Para Priscila
Gonsales, diretora do Instituto Educadigital, os professores devem se planejar
para incluir os celulares no processo de ensino.
— É preciso
olhar com empatia para os alunos que estão usando seus aparelhos em classe e
se perguntar: por que o celular está chamando mais a atenção deles do que a
aula? — aponta Priscila, que se diz “super a favor” do uso de smartphones em sala. — O professor tem,
com os celulares, um infinito de possibilidades. Ao trazê-los para a sala de
aula, a escola pode instruir os alunos sobre temas importantes do comportamento
cibernético, como o respeito à privacidade.
No entanto,
Maria Rebeca Gomes identifica entre os docentes descrença e falta de
conhecimento dos aparelhos.
— As escolas
devem auxiliá-los nesse processo, com diálogo e formação — afirma.
Disponível em: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/apesar-da-frequente-proibicao-unesco-recomenda-uso-de-celular- em-sala-de-aula-14372630#ixzz3OSqwAuu6.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua visita e seu comentário!