15.10.23

Redação para o ENEM

 Prepare-se para o ENEM, aprimore a sua redação!


Leia o texto com atenção.

 

Pelo exemplo

    Falar do meio ambiente não é só falar de árvores, plantas, animais, da poluição do ar e da água… Falar em meio ambiente é também falar de crianças e seu comportamento.

    Você já parou para pensar que somos exemplos para elas? Principalmente se você tem uma criança em casa, você se torna um espelho. Se fosse só o batom, que a menina, desde cedo, ensaia usar, ou a gravata e os sapatos, que o menino teima em pegar emprestado, tudo bem – estes são hábitos saudáveis e que revelam que você é um modelo para aquele ser que está sob seus cuidados.

    Mas e os hábitos que não são saudáveis? Você, como pai ou responsável, obedece sempre ao sinal vermelho, à velocidade estabelecida para a rua? Você cede a sua vez? Você separa os resíduos em casa, recicláveis dos não-recicláveis? Você substituiu as lâmpadas tradicionais por fluorescentes ou por lâmpadas do tipo led e explica esse gesto para sua criança?

    Saiba que cada pequeno gesto seu não passará despercebido por ela. Os pequenos, inclusive, nos corrigem ou nos chamam a atenção!

Marilusa Colombo, bióloga. “Seleções Reader‘s Digest”. Outubro 2010. p. 29.

 

    No texto acima, a autora defende a ideia de que os diferentes comportamentos dos pais são exemplos para os filhos. Segundo ela, nada passa despercebido aos olhos dos filhos. Por meio de variadas perguntas, os pais são levados a refletir sobre os seus hábitos diários. O que você pensa sobre esse assunto? Você acredita que as atitudes dos pais são exemplos para os filhos? Em sua opinião, quais comportamentos precisam fazer parte da rotina de pais e filhos? Reflita bastante a respeito desse tema e, em seguida, produza um texto dissertativo-argumentativo. Seja convincente!

 

Elabore o seu texto, seguindo esta estrutura:

– Título;

– introdução (apresentação do tema e da tese);

– desenvolvimento (desenvolvimento das ideias sobre o tema, de forma argumentada);

– conclusão (reafirmação da tese).

 

Atenção:

– O seu texto precisa ser escrito em prosa e segundo a norma culta da Língua Portuguesa.

– O seu texto deve conter no mínimo 15 linhas.

– Não copie fragmentos do texto acima.

Produção de textual: escrevendo um artigo de opinião

Atividade para estimular a escrita de um artigo de opinião.

Leia os textos abaixo.

 TEXTO 1

    Violência

Violência é um comportamento que causa dano à outra pessoa, ser vivo ou objeto. Invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. Assim, a violência diferencia-se de força, palavras que costumam estar próximas na língua e pensamento cotidianos. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela ação corrupta, impaciente e baseada na ira, que não convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride. Existe violência explícita quando há ruptura de normas ou moral sociais estabelecidas a esse respeito: não é um conceito absoluto, variando entre sociedades. Por exemplo, rituais de iniciação podem ser encarados como violentos pela sociedade ocidental, mas não pelas sociedades que os praticam.

 

TEXTO 2



TEXTO 3

 Amigo, a violência está cada vez maior

No Brasil, me causa dó...
Nesse rap, amigo, eu vou falar
Que a violência está presente em qualquer lugar.
Em todas as cidades do meu Brasil
Até em Brasília, o mais cruel que já se viu.
Quando passou na TV, confesso eu senti dó
De ver que cinco jovens lá queimaram um Pataxó.
No mundo de hoje, o caos está geral
Até a classe média está gerando mais marginal.
Nós já não temos direito à livre diversão
Alô, presidente, por favor, preste atenção.
Eu só quero viver em paz no meu país
Sem a violência é que eu posso ser mais feliz.
Eu retornei da V.G. só pra te dizer
Cuidado que um dia o próximo será você... FHC!!!

REFRÃO:
Sangue bom, você pode crê
Que a violência hoje rola como um lazer.
Em qualquer canto presente está
Nos morros do Rio, em São Paulo e em Guará.

 

A partir da leitura dos textos motivadores, redija um artigo de opinião, na modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre o tema “Formas de se combater a violência urbana no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa do seu ponto de vista. Escreva, no mínimo, 15 linhas.

Produção textual: crônica

Que tal trabalhar produção textual com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental?

Confira esta atividade com uma proposta muito interessante sobre a produção de uma crônica. 

Pense em uma situação do cotidiano que tenha sido presenciada ou vivida por você e escreva uma crônica sobre ela. Por exemplo: um(a) jovem pensativo(a) e distraído(a) que passa por você indiferente; um funcionário que levou uma bronca do patrão na sua frente; uma família na rodoviária, sentada sobre a bagagem; um menino abandonado, com o olhar perdido; uma chuva repentina; o barulho de máquinas e operários numa rua movimentada de uma grande cidade; a saída de alunos de uma escola; um velho solitário sentado num banco de jardim; o som de uma sirena ao longe; o menino que faz malabarismos diante de carros parados no semáforo etc.

            Ao escrever seu texto, siga estas instruções:

·         Pense no objetivo que você tem em vista. Você quer entreter, divertir o leitor, sensibilizá-lo ou fazer com que ele reflita?

·         Planeje a construção da narrativa da sua crônica. Você pode escrever uma história que revele sua visão pessoal do acontecimento ou uma história que mostre o ponto de vista de uma das pessoas envolvidas no episódio.

·         Aborde o fato ou a situação escolhida procurando ir além do que aconteceu, narrando com sensibilidade ou, se quiser, com humor. Como sua crônica deverá ser narrativa, lembre-se de mencionar o lugar onde aconteceu o fato e o tempo. Faça a apresentação das personagens e, se quiser dar mais dinamismo à narrativa, utilize o discurso direto. Procure contar o fato de forma a envolver o leitor, despertando nele o interesse pela narração e a vontade de ler o texto até o final. Se possível, reserve uma surpresa para o fim, de modo a fazer o leitor refletir, emocionar-se ou achar graça.



·         Escreva de forma simples e direta, procurando proximidade com o leitor.

 

Bom trabalho!!

Avaliação de Língua Portuguesa para o 8º ano do Ensino Fundamental

15 questões de Língua Portuguesa para você elaborar uma Avaliação de Língua Portuguesa para as suas turmas e alunos do 8º ano do Ensino Fundamental! 


1)      Epopeias são extensos poemas narrativos que contam um feito grandioso de um herói, o protagonista e representante de uma nação, de um povo. Esses textos possuem

a)      estrutura definida: proposição, dedicatória, invocação, narração e conclusão.

b)      estrutura variável de acordo com o desejo do poeta.

c)      eu lírico ou eu poético que expressam seus sentimentos.

d)     versos livres em toda a sua extensão.

 

 

Leia o texto para responder à próxima questão.

 

Crônica parafraseada de uma Síria em guerra

Ela abre os olhos. Não fosse o cheiro horrível de morte, o silêncio seria até agradável, mas o olfato a lembra que não há paz 1– nem pessoas, vizinhos, crianças. A trégua na manhãzinha não traz esperança. Tão somente lhe permite descansar o corpo, mas não a mente. As lembranças da noite anterior ainda produzem sobressaltos. Bombas, casas caindo e soldados gritando.

Levanta-se, bebe o pouco da água que restou do copo ao lado da cama. Já não é tão limpa, nem farta como antes. Sempre um gosto amargo misturado com

Abre a geladeira, e só encontra comida enlatada e congelada. E mesmo não tão congelada assim, já que os cortes diários de eletricidade derretem as camadas de gelo.

Os sobrinhos ainda dormem, e ela tenta orar. Não consegue. A mente desconcentra-se facilmente. Em uma prece fragmentada, pede a Deus descanso e trégua. E faz a oração sem pensar muito. Não precisa; é a mesma oração das últimas semanas.

Ela não quer sair de casa. Não é teimosia, é falta de opção. 2“Para onde ir?”, pergunta, com uma voz desesperançosa. Está tão confusa que não consegue imaginar saídas.

Nem a piedade de enterrar os mortos o governo permite. Cadáveres estão espalhados pelas ruas. As forças de Assad 3impediram de sepultar ou mesmo remover os restos mortais. Ou seja, mesmo viva, ela não tem como fugir da morte escancarada diante de seus olhos. Não é fácil acreditar na vida, quando a realidade grita o contrário.

Se não podem sepultar os mortos, os sobreviventes tentam ao menos ajudar a curar as feridas dos machucados. Não podem levá-los aos hospitais da cidade, já que há um medo generalizado de que o governo prenda os feridos como se fossem prisioneiros de guerra. Resta improvisar atendimento nos campos. Não bastasse a precariedade do atendimento, não há medicamentos suficientes.

Rebeca, de 32 anos, é trabalhadora autônoma. Ou melhor, 4era. Agora já não sabe mais o que é e o que faz em sua cidade Damasco, capital da Síria.

 

Crônica parafraseada do depoimento de uma moradora da capital da Síria (identificada apenas pela letra “R”) ao jornal Folha de São Paulo, de quarta-feira, dia 25. A Síria está em revolta há 16 meses contra a ditadura de Bashar al-Assad. Nos últimos dias, o confronto contra os rebeldes se acirrou e as mortes aumentaram.

 

Disponível em: <http://ultimato.com.br/sites/fatosecorrelatos/2012/07/26/

cronica-parafraseada-de-uma-siria-em-guerra/> Acesso em: 14 set. 2015.

 

2)      Sobre o texto, são feitas as seguintes afirmações:

 

I. A narradora, um dia após um bombardeio na cidade de Damasco, conta um episódio trágico por ela vivido.

II. O texto descreve o drama de uma refugiada síria, em Damasco, que se depara cotidianamente com a morte.

III. A crônica foi inspirada em um caso verídico relatado por uma sobrevivente da guerra na Síria.

IV. A narradora, intitulada Rebeca, vive uma situação dramática: a guerra na Síria.

 

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

a) I, II, III e IV.   

b) I e IV apenas.   

c) III apenas.   

d) II, III e IV apenas.   

 

 

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

 

A estranha passageira

Stanislaw Ponte Preta

 

– O senhor sabe? É a primeira vez que eu viajo de avião. Estou com zero hora de voo - e riu nervosinha, coitada.

Depois pediu que eu me sentasse ao seu lado, pois me achava muito calmo e isto iria fazer-lhe bem. Lá se foi a oportunidade de ler o romance policial que eu comprara no aeroporto, para me distrair na viagem. Suspirei e me fiz de educado respondendo que estava às suas ordens.

Afinal estava ali pronta para viajar. Os outros passageiros estavam já se divertindo às minhas custas, a zombar do meu embaraço ante as perguntas que aquela senhora me fazia aos berros, como se estivesse em sua casa, entre pessoas íntimas. A coisa foi ficando ridícula:

– Para que esse saquinho aí? – foi a pergunta que fez, num tom de voz que parecia que ela estava no Rio e eu em São Paulo.

– É para a senhora usar em caso de necessidade – respondi baixinho.

Tenho certeza de que ninguém ouviu minha resposta, mas todos adivinharam qual foi, porque ela arregalou os olhos e exclamou:

– Uai... as necessidades neste saquinho? No avião não tem banheiro? Alguns passageiros riram, outros – por fineza – fingiram ignorar o lamentável equívoco da incômoda passageira de primeira viagem. Mas ela era um azougue* (...) e não parava de badalar. Olhava para trás, olhava para cima, mexia na poltrona e quase levou um tombo, quando puxou a alavanca e empurrou o encosto com força, caindo para trás e esparramando embrulhos por todos os lados.

O comandante já esquentara os motores e a aeronave estava parada, esperando ordens para ganhar a pista de decolagem. Percebi que minha vizinha de banco apertava os olhos e lia qualquer coisa. Logo veio a pergunta:

– Quem é essa tal de emergência que tem uma porta só pra ela?

Expliquei que emergência não era ninguém, a porta é que era de emergência, isto é, em caso de necessidade, saía-se por ela.

Madama sossegou e os outros passageiros já estavam conformados com o término do “show”. Mesmo os que mais se divertiam com ele resolveram abrir jornais, revistas ou se acomodarem para tirar uma pestana durante a viagem.

Foi quando madama deu o último vexame. Olhou pela janela (ela pedira para ficar do lado da janelinha para ver a paisagem) e gritou:

– Puxa vida!!!

Todos olharam para ela, inclusive eu. Madama apontou para a janela e disse:

– Olha lá embaixo.

Eu olhei. E ela acrescentou:

– Como nós estamos voando alto, moço. Olha só... o pessoal lá embaixo parece formiga.

Suspirei e lasquei:

– Minha senhora, aquilo são formigas mesmo. O avião ainda não levantou voo.

 

<http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com.br/2013/08/

a-estranha-passageira-estanislaw-ponte.html> Acesso em: 26.02.2015. Adaptado.

 

* azougue: indivíduo que expressa ligeireza; quem é muito rápido.

 

3) De acordo com as características dessa crônica, é correto afirmar que se trata de um texto

a) narrativo, pois conta um fato por meio das linguagens verbal e não verbal.   

b) narrativo, pois conta, em primeira pessoa, um fato que pode ser verídico ou fictício.   

c) narrativo, pois conta, em terceira pessoa, um fato que pode ser verídico ou fictício.   

d) descritivo, pois o autor explora as características físicas das personagens.   

 

 

4) O Brasil jovem está “curtindo” o vestibular.


Os termos destacados no período acima são, respectivamente:

a)      adjunto adverbial e objeto direto.

b)      predicativo do sujeito e objeto direto.

c)      adjunto adnominal e complemento nominal.

d)     adjunto adnominal e objeto direto. 

 

 

5) A função sintática do segmento destacado em "O combate À VIOLÊNCIA é uma necessidade geral [...]" encontra correta classificação na alternativa:

a) objeto direto.

b) objeto indireto.

c) complemento nominal.

d) adjunto adnominal.

 

 

6) Analise as duas construções a seguir e assinale a alternativa que apresenta uma análise correta.

A crítica do autor foi cruel.
A crítica ao autor foi cruel.

 

a)      Os termos do autor e ao autor exercem a mesma função sintática.

b)      Não houve alteração semântica com a troca da preposição “de” por “a”.

c)      O termo “ao autor” exerce a função sintática de complemento nominal.

d)     Na 1ª frase, “do autor” tem sentido passivo, funcionando como complemento.

 

 

7) Assinale a alternativa em que o termo em destaque exerce a função de complemento nominal.

a) A enchente alagou a cidade.

b) Precisamos de mais informações.

c) A resposta ao aluno não foi convincente.

d) O professor não quis responder ao aluno.

 

 

8)

História estranha

Um homem vem caminhando por um parque quando de repente se vê com sete anos de idade. Está com quarenta, quarenta e poucos. De repente dá com ele mesmo chutando uma bola perto de um banco onde está a sua babá fazendo tricô. Não tem a menor dúvida de que é ele mesmo. Reconhece a sua própria cara, reconhece o banco e a babá. Tem uma vaga lembrança daquela cena. Um dia ele estava jogando bola no parque quando de repente aproximou-se um homem e…

O homem aproxima-se dele mesmo. Ajoelha-se, põe as mãos nos seus ombros e olha nos seus olhos. Seus olhos se enchem de lágrimas. Sente uma coisa no peito. Que coisa é a vida. Que coisa pior ainda é o tempo. Como eu era inocente. Como os meus olhos eram limpos. O homem tenta dizer alguma coisa, mas não encontra o que dizer. Apenas abraça a si mesmo, longamente. Depois sai caminhando, chorando, sem olhar para trás.

O garoto fica olhando para a sua figura que se afasta. Também se reconheceu. E fica pensando, aborrecido: quando eu tiver quarenta, quarenta e poucos anos, como eu vou ser sentimental!

(Luís Fernando Veríssimo, Comédias para se ler na escola)

 

O discurso indireto livre é empregado na seguinte passagem:

a) Que coisa é a vida. Que coisa pior ainda é o tempo.
b) Reconhece a sua própria cara, reconhece o banco e a babá. Tem uma vaga lembrança daquela cena.
c) Um homem vem caminhando por um parque quando de repente se vê com sete anos de idade.
d) O homem tenta dizer alguma coisa, mas não encontra o que dizer. Apenas abraça a si mesmo, longamente.

 

9) “O _______ de veículos de grande porte, em vias urbanas, provoca ________ no trânsito; forçando a que os motoristas dos carros menores ________, muitas delas, completamente sem _________. Os espações podem ser completados adequadamente com a seguinte sequência:

a) tráfico – infrações – inflijam – concerto;
b) tráfego – infrações – inflijam – conserto;
c) tráfego – inflações – infrinjam – conserto;
d) tráfego – infrações – infrinjam – conserto.

10)



O efeito de sentido do texto acima é causado através

a) da rotina de afazeres que o menino tem durante o dia.

b) da semelhança fônica entre as palavras “cestas”, “sestas” e “sextas”, mas com significados diferentes.

c) da semelhança gráfica entre as palavras “cestas”, “sestas” e “sextas”, mas com significados diferentes.

d) do fato de “cestas”, “sestas” e “sextas” terem o mesmo som e significados equivalentes.

 

 

11) Leia o texto em destaque e marque a única alternativa correta.

 

VEREADOR NA PB É CASSADO APÓS DENÚNCIA DE AGRESSÃO E AMEAÇA CONTRA OUTROS VEREADORES

 

O vereador Roberto Rodrigues (PC do B) foi eleito com 193 votos em outubro de 2016 na cidade de Pedra Branca, no Sertão paraibano. Ele teve o seu mandato cassado pelos outros vereadores por quebra de decoro parlamentar, com base em uma denúncia de agressões verbais, ameaças e uma suposta tentativa de agressão física contra o presidente da sessão de solenidade de posse dos vereadores em 1º de janeiro.

(Retirado de: http://g1.globo.com)

 

a)      A função deste texto é dar a opinião sobre o ocorrido.

b)      A palavra “cassado” no título do texto está escrita errada, deveria ser “caçado”.

c)      A palavra “sessão” no final do texto está correta, pois significa “divisão”, “partição”.

d)     Tanto a palavra “cassado” quanto “sessão” foram usadas de forma correta no texto.

 

 

12) Identifique a figura de linguagem predominante na tirinha a seguir.



a)      Pleonasmo.

b)      Eufemismo.

c)      Hipérbole.

d)     Gradação.

 

 

13) O pleonasmo é a reiteração de uma mesma ideia por meio de uma superabundância ou repetição de palavras. Quando este recurso nada acrescenta e pode resultar de uma ignorância do sentido exato da palavra, temos um pleonasmo vicioso. Indique, dentre as seguintes alternativas, aquela em que o termo destacado pode ser considerado um pleonasmo vicioso.

a) Paisagens, quero-as comigo!

b) A plateia gostou do principal protagonista.

c) Sei de uma criatura antiga e formidável.

d) Como são charmosas as primeiras rosas.

 

 

14) Identifique a figura de linguagem presente nos versos destacados a seguir.

 

 

A explosiva descoberta

Ainda me atordoa.

Estou cego e vejo.

Arranco os olhos e vejo.

(Carlos Drummond de Andrade)

a)      Hipérbole.

b)      Eufemismo.

c)      Antítese.

d)     Paradoxo.

 

 

15)

O labirinto dos manuais

                Há alguns meses troquei meu celular. Um modelo lindo, pequeno, prático. Segundo a vendedora, era capaz de tudo e mais um pouco. Fotografava, fazia vídeos, recebia e-mails e até servia para telefonar. Abri o manual, entusiasmado. “Agora eu aprendo”, decidi, folheando as 49 páginas. Já na primeira, tentei executar as funções. Duas horas depois, eu estava prestes a roer o aparelho. O manual tentava prever todas as possibilidades. Virou um labirinto de instruções!

               Na semana seguinte, tentei baixar o som da campainha. Só aumentava. Buscava o vibracall, não achava. Era só alguém me chamar e todo mundo em torno saía correndo, pensando que era o alarme de incêndio! Quem me salvou foi um motorista de táxi.

              — Manual só confunde – disse didaticamente. – Dá uma de curioso.

             Insisti e finalmente descobri que estava no vibracall há meses! O único problema é que agora não consigo botar a campainha de volta!

             Atualmente, estou de computador novo. Fiz o que toda pessoa minuciosa faria. Comprei um livro. Na capa, a promessa: “Rápido e fácil” – um guia prático, simples e colorido! Resolvi: “Vou seguir cada instrução, página por página. Do que adianta ter um supercomputador se não sei usá-lo?”. Quando cheguei à página 20, minha cabeça latejava. O livro tem 342! Cada vez que olho, dá vontade de chorar! Não seria melhor gastar o tempo relendo Guerra e Paz?

             Tudo foi criado para simplificar. Mas até o micro-ondas ficou difícil. A não ser que eu queira fazer pipoca, que possui sua tecla própria. Mas não posso me alimentar só de pipoca! Ainda se emagrecesse... E o fax com secretária eletrônica? O anterior era simples. Eu apertava um botão e apagava as mensagens. O atual exige que eu toque em um, depois em outro para confirmar, e de novo no primeiro! Outro dia, a luzinha estava piscando. Tentei ouvir a mensagem. A secretária disparou todas as mensagens, desde o início do ano!

             Eu sei que para a garotada que está aí tudo parece muito simples. Mas o mundo é para todos, não é? Talvez alguém dê aulas para entender manuais! Ou o jeito seria aprender só aquilo de que tenho realmente necessidade, e não usar todas as funções. É o que a maioria das pessoas acaba fazendo!

(Walcyr Carrasco, Veja SP, 19.09.2007. Adaptado)

 

 

 

Entre as características que definem uma crônica, estão presentes no texto de Walcyr Carrasco

a)      a narração em 3ª pessoa e o uso expressivo da pontuação.

b)      a criação de imagens hiperbólicas e o predomínio do discurso direto.

c)      o emprego de linguagem acessível ao leitor e a abordagem de fatos do cotidiano.

d) a existência de trechos cômicos e a narrativa restrita ao passado do autor.

Como se escreve?

 É caçar ou cassar ? E agora? Como eu escrevo corretamente? Vamos consultar o dicionário e descobrir qual é a maneira certa de escrever! Ob...