Que tal trabalhar produção textual com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental?
Confira esta atividade com uma proposta muito interessante sobre a produção de uma crônica.
Pense em uma situação do cotidiano que tenha sido presenciada ou vivida por você e escreva uma crônica sobre ela. Por exemplo: um(a) jovem pensativo(a) e distraído(a) que passa por você indiferente; um funcionário que levou uma bronca do patrão na sua frente; uma família na rodoviária, sentada sobre a bagagem; um menino abandonado, com o olhar perdido; uma chuva repentina; o barulho de máquinas e operários numa rua movimentada de uma grande cidade; a saída de alunos de uma escola; um velho solitário sentado num banco de jardim; o som de uma sirena ao longe; o menino que faz malabarismos diante de carros parados no semáforo etc.
Ao
escrever seu texto, siga estas instruções:
·
Pense
no objetivo que você tem em vista. Você quer entreter, divertir o leitor,
sensibilizá-lo ou fazer com que ele reflita?
·
Planeje
a construção da narrativa da sua crônica. Você pode escrever uma história que
revele sua visão pessoal do acontecimento ou uma história que mostre o ponto de
vista de uma das pessoas envolvidas no episódio.
·
Aborde
o fato ou a situação escolhida procurando ir além do que aconteceu, narrando
com sensibilidade ou, se quiser, com humor. Como sua crônica deverá ser
narrativa, lembre-se de mencionar o lugar onde aconteceu o fato e o tempo. Faça
a apresentação das personagens e, se quiser dar mais dinamismo à narrativa,
utilize o discurso direto. Procure contar o fato de forma a envolver o leitor,
despertando nele o interesse pela narração e a vontade de ler o texto até o
final. Se possível, reserve uma surpresa para o fim, de modo a fazer o leitor
refletir, emocionar-se ou achar graça.
·
Escreva
de forma simples e direta, procurando proximidade com o leitor.
Bom trabalho!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua visita e seu comentário!