14.10.23

Produção textual: artigo de opinião

Proposta de redação: Vamos escrever um artigo de opinião? 

Leia com atenção os textos a seguir.

Texto I          

            Um determinado programa antivírus, destinado a pais que querem acompanhar de perto o que seus filhos fazem na internet, afirma ser “a solução definitiva para proteger crianças e adolescentes na internet”. Garante também que, por meio “de suas ferramentas inovadoras e fáceis de usar, você poderá monitorar seu filho nas conversas MSN e também em tudo que ele posta no Facebook, Twitter e outras redes sociais. Além disso, com esse programa, você bloqueia sites, conteúdos impróprios e restringe o acesso ao Youtube de acordo com o conteúdo dos vídeos”.
            Esse programa promete ainda:

·         monitoramento das conversas feitas pelo MSN e outros programas de bate-papo;

·         controle do número de horas de uso e faixa horária para utilização da internet;

·         bloqueio de sites impróprios;

·         registro e informação de quando algum dado pessoal é divulgado no Facebook, Twitter (redes sociais), blogs e fóruns;

·         bloqueio de sites como Facebook, Twitter ( redes sociais);

·         e-mails de alerta para quando seu filho tentar acessar um site público;

·         filtro de conteúdo no Youtube: bloqueia vídeos com conteúdo ofensivo;

·         identificação e bloqueio automático de nudez;

·         bloqueador de palavras-chave impróprias como: ‘Sexo’ e ‘ Drogas’.

 

Texto II

Programa permite que pais monitorem acesso dos filhos à internet: Invasão de privacidade ou  proteção?
            Um autêntico programa de espionagem no computador dos filhos. Assim pode ser definido o mouse com escuta ambiental através de chip GSM, um verdadeiro sonho de consumo de pais excessiva ou compreensivelmente preocupados com o que sua prole anda vendo e fazendo na internet. O dispositivo permite ainda ouvir as conversas que acontecem enquanto o computador está sendo utilizado.
Tudo o que é preciso fazer é deixá-lo conectado à USB do computador, pois funciona normalmente como um mouse óptico. E o melhor: ainda que o computador esteja desligado, ele continua fornecendo energia ao mouse. Além disso, possui bateria interna para continuar funcionando mesmo estando desconectado.

Contra o método
            A psicóloga Alessandra Freitas não aprova esse tipo de equipamento. “Como mãe, não utilizaria esse equipamento com os meus filhos. Como psicóloga, não aprovo. Acredito que esse tipo de subterfúgio criaria um distanciamento ainda maior entre pais e filhos, em vez de aproximar e possibilitar o diálogo entre eles”, argumenta.
            Ela ainda acrescenta: “Por outro lado, compreendo a preocupação dos pais em relação ao uso da internet, mas não acredito que a instalação de um mouse com esse recurso amenizaria o problema.”.

Agora é a sua vez de defender um ponto de vista em relação a este tema polêmico. Com base nos textos I e II, escreva um artigo de opinião apresentando seu posicionamento sobre o tema: “Pais, filhos e internet: invasão de privacidade ou proteção indispensável?”.

 

Observações:
1- Posicione-se como pai ou mãe.

2- Assine como José ou Josefa.

3- Dê um título para seu texto.

4- Utilize a norma-padrão da língua portuguesa.

5- Escreva, no mínimo, 15 linhas.

Produção de texto dissertativo-argumentativo

Produção textual: vamos escrever um texto dissertativo-argumentativo?

A partir da leitura da charge abaixo, produza um texto dissertativo-argumentativo.



Instruções:

• Seu texto deve ter um tom argumentativo, isto é, basear-se em argumentos.
• Identifique o tema e não desenvolva um texto que claramente não tenha relação com a imagem.
• Não use a primeira pessoa.
• Escreva entre 15 e 25 linhas.

Proposta de redação: escrever uma crônica!

Proposta de produção textual: trabalhando com o gênero crônica.


A crônica é um gênero textual narrativo que tem por base fatos que acontecem em nosso cotidiano. Trata-se de uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e, por muitas vezes, identifica-se com as ações das personagens. O texto é curto e de linguagem simples, o que o torna ainda mais próximo de todo tipo de leitor e de praticamente todas as faixas etárias.

             Leia a notícia abaixo e use a situação apresentada para escrever uma crônica. Seu texto deve ter como objetivo levar o leitor a refletir sobre a violência no trânsito e para isso você pode, se quiser, explorar o humor. Escreva, no mínimo, 15 linhas.

 

NOTÍCIA

Carro desgovernado subiu na calçada e acertou em cheio um operário que estava no local. Segundo testemunhas, o condutor estava visivelmente embriagado e desceu do carro cambaleando. O motorista já acumula 70 multas de trânsito nos últimos 5 anos, 14 delas por dirigir embriagado. Fatalidade ou falta de responsabilidade?

Produção de texto: vamos escrever um poema?

 Leia o poema a seguir.

A poesia
tem tudo a ver
com tua dor e alegrias,
com as cores, as formas, os cheiros,
os sabores e a música
do mundo.

A poesia
tem tudo a ver
com o sorriso da criança,
o diálogo dos namorados,
as lágrimas diante da morte,
os olhos pedindo pão.

A poesia
tem tudo a ver
com a plumagem, o voo,
e o canto dos pássaros,
a veloz acrobacia dos peixes,
as cores todas do arco-íris,
o ritmo dos rios e cachoeiras,
o brilho da lua, do sol e das estrelas,
a explosão em verde, em flores e frutos.
A poesia
— é só abrir os olhos e ver —
tem tudo a ver
com tudo.

Elias José, in: Segredinhos de amor. 2ª ed. São Paulo, Moderna, 2002.


De acordo com o poeta, a poesia está em todos os lugares, é só saber olhar para vê-la. Sendo assim, observe ao seu redor e escolha um tema para ser trabalhado poeticamente. Em seguida, produza um poema, explorando os recursos poéticos estudados ao longo do bimestre, para que seu texto fique repleto de poesia. Use quantos versos e estrofes precisar e escreva de acordo com a norma padrão da língua.

Mais sugestões de Avaliação de Língua Portuguesa

 Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 4.

 

O Homem Trocado

(Luis Fernando Verissimo)

 

O homem acorda da anestesia e olha em volta. Ainda está na sala de recuperação. Há uma enfermeira do seu lado. Ele pergunta se foi tudo bem.

– Tudo perfeito – diz a enfermeira, sorrindo.

– Eu estava com medo desta operação…

– Por quê? Não havia risco nenhum.

– Comigo, sempre há risco. Minha vida tem sido uma série de enganos…

E conta que os enganos começaram com seu nascimento. Houve uma troca de bebês no berçário e ele foi criado até os dez anos por um casal de orientais, que nunca entenderam o fato de terem um filho claro com olhos redondos. Descoberto o erro, ele fora viver com seus verdadeiros pais. Ou com sua verdadeira mãe, pois o pai abandonara a mulher depois que esta não soubera explicar o nascimento de um bebê chinês.

– E o meu nome? Outro engano.

– Seu nome não é Lírio?

– Era para ser Lauro. Se enganaram no cartório e…

Os enganos se sucediam. Na escola, vivia recebendo castigo pelo que não fazia. Fizera o vestibular com sucesso, mas não conseguira entrar na universidade. O computador se enganara, seu nome não apareceu na lista.

– Há anos que a minha conta do telefone vem com cifras incríveis. No mês passado tive que pagar mais de R$ 3 mil.

– O senhor não faz chamadas interurbanas?

– Eu não tenho telefone!

Conhecera sua mulher por engano. Ela o confundira com outro. Não foram felizes.

– Por quê?

– Ela me enganava.

Fora preso por engano. Várias vezes. Recebia intimações para pagar dívidas que não fazia. Até tivera uma breve, louca alegria, quando ouvira o médico dizer:

– O senhor está desenganado.

Mas também fora um engano do médico. Não era tão grave assim. Uma simples apendicite.

– Se você diz que a operação foi bem…

A enfermeira parou de sorrir.

– Apendicite? – perguntou, hesitante.

– É. A operação era para tirar o apêndice.

– Não era para trocar de sexo?

 

1) Justifique o título dado ao texto a partir da narrativa presente nele. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

2) Explique o objetivo do cronista ao fazer o registro da situação narrada na crônica. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Indique que consequências os seguintes fatos têm na narrativa:

 

a) troca na maternidade: _________________________________________________________________

b) a ida de outro bebê para sua mãe: _______________________________________________________

c) engano do cartório: __________________________________________________________________

d) engano do computador: _______________________________________________________________

e) engano da companhia telefônica: ________________________________________________________

f) engano do médico: ___________________________________________________________________

 

 

4) Observe a fala do médico: “— O senhor está desenganado”. Qual o sentido da palavra “desenganado”? Explique por que o narrador não fica apreensivo com este diagnóstico. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

5) Leia este anúncio.



a) Identifique, no anúncio, um complemento nominal. _____________________________________________________________________________________

 

b) Esse complemento é alvo de um sentimento, um movimento ou uma disposição? _____________________________________________________________________________________

 

c) Todo anúncio publicitário tem por objetivo estimular o interlocutor a consumir determinado produto – nesse caso, um tipo de bombom. No anúncio, a mensagem é dirigida diretamente a uma garota, porque faz referência ao “namorado”. No entanto, o anúncio, indiretamente, atinge também os rapazes. Implicitamente ele quer dizer: “Dê bombons Garoto para a sua namorada em determinada situação”. Qual é essa situação? _____________________________________________________________________________________

 

d) A linguagem usada no anúncio está de acordo com a norma padrão da língua? Justifique sua resposta com palavras do texto.

_____________________________________________________________________________________

 

 

6) Na tirinha, vemos um rapaz quebrando umas telhas com a força de sua mão.



a) Transcreva a palavra que representa o som das telhas se quebrando. Em seguida, responda: que  nome  damos às palavras que representam um som? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b) De acordo com o rapaz da tirinha, o teste final de sua "força" seria dar um aperto de mão na Mônica. Por que esse gesto comprovaria que o rapaz era realmente forte? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

7) Sabemos que alterações sintáticas refletem alterações semânticas. Observe a diferença de sentido entre as frases, analise as funções sintáticas dos termos negritados e assinale a alternativa correta.

I-        O amor dos pais é imprescindível.

II-     O amor pelos pais é imprescindível.

a)      Os dois termos em destaque exercem a mesma função sintática: são adjuntos adnominais.

b)      Em I, “dos pais” é complemento nominal; em II, “pelos pais” é um adjunto adnominal.

c)      Em I, “dos pais” é adjunto adnominal; em II, “pelos pais” é complemento nominal.

d)     As alterações semânticas, nesse caso, não promoveram mudanças na função sintática.

 

8) Leia com atenção a placa a seguir.



A figura de linguagem presente no texto da placa é 
a) uma catacrese.

b) uma hipérbole.

c) um pleonasmo.

d) um eufemismo. 

 

9) Observe o texto abaixo e assinale a única alternativa correta.



a) O humor do texto acima está principalmente na fala da mãe, no quadrinho do meio.

b) A linguagem popular atrapalhou o entendimento do texto, uma vez que o uso de uma variedade não padrão é pouco inteligível.

c) Na fala da mãe, percebe-se um eufemismo, usado com o objetivo de tentar disfarçar a comida que oferece ao filho. 

d) Pela fala do filho no último quadrinho, infere-se que ele gostou de saber qual seria a sua comida preparada pela mãe.

 

 

10) Imagine que uma jornalista fez uma matéria para um jornal impresso de sua região que fica no interior de São Paulo e escreveu a seguinte frase como manchete de capa: “O novo juiz do Tribunal Regional do Trabalho infringiu a lei”. A partir dessa frase, é possível dizer que:

a) a jornalista cometeu erro grave de ortografia.

b) a jornalista afirmou que o juiz desrespeitou uma lei.

c) a jornalista afirmou que o juiz aplicou uma lei.

d) o juiz já trabalhava há muitos anos neste Tribunal.

Avaliação de Língua Portuguesa

1) Leia esta tira, de Caco Galhardo.



a)      No contexto, a declaração “virei uma pedra de gelo”, feita pela personagem feminina, tem sentido denotativo ou conotativo? Por quê? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b)      A linguagem visual da tira dá à expressão pedra de gelo sentido denotativo ou conotativo? _______________________________________________________________________________

 

c)      Pelo comentário do homem no 3º quadrinho, é possível concluir que Lili encontrou um interlocutor que a ajudará a se curar dos sentimentos feridos? Por quê? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

2)      Leia o soneto a seguir para responder às questões.

 

Soneto 2

14 tortuosas linhas, 13

labirintos sem fim e sem começo,

12 portas lacradas, 11 vezes

forçadas, talvez 10, até me esqueço.

 

9 questões de lógica celeste

ou 8 jogos de adivinhação,

7 ou 6 tentativas, todas vãs,

de escutar o que ainda não disseste.

 

5 metáforas jogadas fora

quando quero dizer-te que te adoro.

4 rimas rebeldes, 3 tropeços,

 

2 tombos e no entanto, finalmente,

nada que não pudesse resolver-se

em 1 simples bilhete adolescente.

LEMOS, Tite de. Outros sonetos do caderno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. p. 11.

 

a)      O autor deu o título genérico de Soneto, que, em vez de fazer referência ao tema do poema, como é comum, alude à forma fixa em que ele foi escrito. Observando o texto, explique quais são as características de um soneto. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b)      Neste texto, há uma série de números escritos em algarismos, e não em letras, como seria normal em um poema. Explique o que esses números representam. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c)      O eu lírico é um poeta, ou seja, alguém que está escrevendo o poema. Ele quer fazer uma declaração de amor por meio do soneto. Ele se considera bem-sucedido nesta tarefa? Explique. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

d)     O soneto lido é formado por versos livres ou há uma métrica regular? Justifique sua resposta. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

3)      Leia este poema, de Mário Quintana.

 

Como é bela uma asa em pleno voo...

Uma vela em alto-mar...

Sua vida - toda ela! - está contida

Entre o partir e o chegar...

(A cor do invisível. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. p. 97)

 

a)      De que tipo é a linguagem utilizada no poema: denotativa ou conotativa? _______________________________________________________________________________

 

b)      As duplas de palavras asa e voo e vela e alto-mar fazem referência indireta a outros seres. Quais são esses seres? _______________________________________________________________________________

 

c)      Identifique a figura de linguagem empregada no poema. Trata-se de uma comparação,  uma metáfora ou uma metonímia? _______________________________________________________________________________

 

d)     Transcreva do poema uma antítese. _______________________________________________________________________________

 

 

4)      Imagine as seguintes situações.

 

·         Sua mãe saiu cedo para trabalhar e você se esqueceu de avisar que nesse dia chegará mais tarde porque vai fazer um trabalho na escola. Não poderá avisá-la por telefone, pois ela não leva celular.

·         Você viajou para outro estado ou outro país e sentiu saudade dos amigos. Como está com pouco dinheiro e as ligações interurbanas são caras, deseja se comunicar por escrito com eles, contando por onde anda e o que está fazendo.

 

Que gênero do discurso você pode produzir em cada uma das situações? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

5)      Leia esta hipotética notícia esportiva:

 

Cruzeiro vira, vence e amplia sua vantagem

      O Cruzeiro derrotou o Boca Juniors, da Argentina, por 2 a 1, de virada, e ampliou sua vantagem na luta por uma vaga na decisão da Taça Libertadores. Para ir à final, o time pode até perder o segundo jogo por um gol de diferença.

 

a) Identifique, no contexto da notícia, os complementos dos verbos que fazem parte do título.

vira: _____________________

vence: ____________________

amplia: ___________________

 

b) Quanto à transitividade, esses verbos têm a mesma classificação? Explique.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

6)      Leia esta frase, retirada de uma propaganda:

         
Quando o homem faz a sua parte, a natureza agradece.

 

a)     O que seria esse “faz a sua parte” que a natureza agradece? Apresente atitudes que o homem deve tomar para “fazer a sua parte”? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b)    Na frase, há dois verbos: “faz” e “agradece”. Classifique-os quanto à transitividade e explique a classificação dada. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

7)      Nos versos a seguir, o poeta Da Costa e Silva faz uso de uma assonância e de duas aliterações com o objetivo de reproduzir um determinado conjunto de sons. Leia o trecho, observando que nele foram omitidas duas palavras:

 

Ringe e range, rouquenha, a rígida ______________;

E, ringindo e rangendo, a ______________ a triturar,

Parece que tem alma, adivinha e desvenda

A ruína, a dor, o mal que vai, talvez, causar...

 

Considerando o efeito sonoro sugerido pelas figuras citadas, indique a alternativa cujas palavras completam adequadamente as lacunas.

 

a)      cachoeira – pedra

b)      foice – vegetação

c)      ventania – plantação

d)     moenda – cana

 

8)      Leia este trecho de texto sobre economia do qual foram suprimidas duas expressões.

 

Um dos economistas mais respeitados do país, Delfim Netto disse, em 2010, que “O Brasil é o último peru com farofa na mesa dos investidores fora do Dia de Ação de Graças”. Delfim se referia ao diferencial de taxas de juros interna e externa. Enquanto praticamente todo o mundo desenvolvido manteve ____________________, o Brasil permaneceu ____________________.

ULLER, Leonardo Pires. A hora da renda fixa. Infomoney, 21 out. 2015.

 

Para que a metáfora empregada pelo economista seja coerente com o restante do texto, as lacunas devem ser preenchidas respectivamente pelas expressões:

 

a)      suas taxas de juros elevadas – com taxas pouco atrativas

b)      os juros próximos de zero – com taxas que assustavam os investidores

c)      a política de elevar os juros – com suas taxas muito atrativas

d)     os juros próximos de zero – com uma das maiores taxas reais do mundo

 

 

9)      Leia atentamente o seguinte texto.

 

                            Receita do amor

Ingredientes:

• 4 xícaras de carinho

• 2 xícaras de atenção

• 2 colheres de suspiros

• 8 pedaços de saudades

• 3 colheres de respeito

• Amor, sorrisos bobos, pimenta e ciúmes a gosto

 

Modo de preparo:

– Misture 8 pedaços de saudade com 2 xícaras de atenção em uma panela até virar uma mistura onde qualquer momento seja especial. Acrescente sorrisos bobos até ficar homogêneo.

– Junte todo o carinho na forma e caramelize com suspiros de paixão. Ao sentir o cheiro de sonhos se espalhando no ambiente, retire do fogo e acrescente uma pitada de pimenta para sentirmos a intensidade dentro de nós sempre que provarmos.

– Misture bem todos os ingredientes anteriores.

– Para não virar rotina, acrescente muito amor e uma colher de ciúmes. Para dar um pequeno sabor de dedicação, adicione 3 colheres de respeito. (Caso erre na medida de ciúmes, coloque respeito a gosto).

(...)

Rendimento: Duas porções

Dica de acompanhamento: Aprecie com abraços e músicas.

                                                                                                 Diêgo Cabó

Fonte:http://www.pensador.com/frase/MTgyMjExMg/. Acesso em 08/09/2018.

O critério que impera na determinação interpretativa do gênero apresentado é

a)      o suporte em que circulou.

b)      o contexto comunicativo.

c)      a forma com que foi escrito.

d)     a função comunicativa.

  

 

10)    

Machado de Assis

 

Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis.

 

Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui-se de

a) fatos ficcionais, relacionados a outros de caráter realista, relativos à vida de um renomado escritor.

b) explicações da vida de um renomado escritor, com estrutura argumentativa, destacando como tema seus principais feitos.

c) questões controversas e fatos diversos da vida de personalidade histórica, ressaltando sua intimidade familiar em detrimento de seus feitos públicos.

d) apresentação da vida de uma personalidade, organizada sobretudo pela ordem tipológica da narração, com um estilo marcado por linguagem objetiva.

10 questões de Língua Portuguesa para o 8º ano do Ensino Fundamental

 Leia o texto a seguir com bastante atenção para responder às questões 1, 2 e 3.

 

Celular, uma hipnose coletiva

                Acredita-se que em média verificamos o smartphone entre 150 e 200 vezes por dia, todos os dias. Além disso, um estudo recente feito pela Global Web Index revelou que os brasileiros ficam em torno de três horas e quarenta minutos online pelos celulares todos os dias. O número é crescente, uma vez que em 2012 essa marca era de apenas 1 hora e dezoito minutos por dia. 

            Dessa forma, o Brasil ocupa a terceira posição no ranking dos países com mais tempo online, perdendo apenas para Tailândia e Arábia Saudita. Um fato curioso revelado no estudo foi que as pessoas de países subdesenvolvidos ficam mais tempo online do que as de países desenvolvidos. 

            Sob o ponto de vista psicológico, talvez isso seja explicado pelo fato de a internet ser um artifício fácil de distração e uma fonte de prazer assim como a bebida, cigarro, drogas, festas, consumismo. Um mecanismo de satisfação que pode gerar dependência. 

 

Celular, o novo cigarro

            Muitos de nós já somos dependentes do celular e podemos observar isso quando não conseguimos sair de casa sem o telefone e se o esquecemos voltamos para buscar; quando não desgrudamos do aparelho e o posicionamos na mesa para verificá-lo com frequência; quando não conseguimos desligá-lo para dormir e, geralmente, é a primeira coisa que fazemos ao acordar. 

            Assim como outros vícios, o celular também gera prejuízos, não só financeiros como  também emocionais. As diversas mídias, Facebook, WhatsApp, Instagram, mensagens, Twitter, jogos, notificações fazem com que recebamos um excesso de estimulação que gera uma série de problemas como: ansiedade, impaciência, irritabilidade, alterações no sono, memória, dificuldade para relaxar e se desligar.

            Mas, talvez, o mais perceptível, seja a dificuldade de concentração. Estudos recentes mostram que, após a chegada do celular, nossa capacidade de concentração diminuiu consideravelmente, estando atualmente entre 3 a 5 minutos. Conseguimos perceber isso claramente na dificuldade de ler textos grandes, ver vídeos longos, esperar o interlocutor concluir o assunto sem interrompê-lo, ver um filme inteiro sem verificar o celular, ou seja, há uma impaciência atrelada à dificuldade de concentração. 

            A dependência tecnológica ainda não é catalogada como um transtorno oficial, mas esse termo se refere a um comportamento de adicção tendo até um nome para referenciá-lo: nomofobia. Nome cunhado na Inglaterra para descrever o medo de ficar sem celular (no = não; mo = mobile; fobia = medo). 
            O preço de ser um multiconectado não é barato, estamos cada dia que passa com nossa mente mais agitada, perdendo qualidade de sono e de vida. 
            A linha que separa o uso do abuso é tênue. Saber gerenciar o tempo com atividades úteis e construtivas está exclusivamente na nossa mão. 

 

DEMOLINARI, Simone. Disponível em https://www.hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/simone-demolinari-1.334203/celular-uma-hipnose-coletiva-1.609428. Acesso em: 02 out. 2019.

 

1) A partir da leitura do texto, identifique:

a) o tema abordado: ____________________________________________________________________

 

b) o posicionamento presente no texto sobre esse tema: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2) No texto, a autora utiliza a estratégia argumentativa de:

a) definição.

b) argumento de autoridade.

c) enumeração.

d) pergunta retórica.

 

 

3) Indique o tipo de conclusão utilizado no último parágrafo do texto. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Texto para as questões de 4 a 7.



4) No período “Ela diz que nós não entendemos isso de verdade.”, identifique e classifique o sujeito da primeira oração. Depois indique qual é o seu referente. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________  

 

 

5) Transcreva da tirinha uma oração com sujeito desinencial. _____________________________________________________________________________________

 

 

6) Assinale a opção cujo verbo em destaque não tem sujeito.

a) “Minha mãe disse que […]”

b) “[…] morrer é tão natural quanto nascer […]”

c) “Mas,  muitas coisas que não entendemos […]”

d) “E que devemos usar da melhor forma possível […]”

 

 

7) Relacione o tipo de sujeito aos períodos correspondentes.

 

(I) Sujeito simples    (II) Sujeito composto     (III) Sujeito oculto    (IV) Sujeito indeterminado

 

(     ) Calvin e Haroldo deram um abraço apertado.

(     ) Calvin conversava com Haroldo sobre coisas da vida.

(     ) Fala-se bastante neste assunto.

(     ) Penso bastante a respeito disso.

 

 

8) Leia o texto para responder às questões.

 

Onde surgiu o dominó?

            O dominó foi inventado pelos chineses por volta de 200 a.C. As primeiras pedras eram feitas de osso e de marfim. No século 18, os japoneses jogavam com peças de papel e carimbadas com chapas de madeira. O dominó foi trazido para o Brasil pelos portugueses no século 16 e era jogado pelos escravos.                        (Recreio, 2/11/2001)

 

a) Identifique a voz verbal da primeira oração do texto. _____________________________________________________________________________________

 

b) Reescreva-a na voz ativa. _____________________________________________________________________________________

 

c) Releia o último período do texto: “O dominó foi trazido para o Brasil pelos portugueses no século 16 e era jogado pelos escravos”. O termo O dominó é sujeito agente ou paciente? Identifique a voz verbal do período. _____________________________________________________________________________________

 

d) Transcreva os agentes da passiva presentes no texto.

_____________________________________________________________________________________

 

 

9)  Os períodos a seguir compõem um parágrafo-padrão de um texto dissertativo-argumentativo, só que eles estão desordenados. Reescreva o parágrafo, considerando a seguinte estrutura: tópico frasal, desenvolvimento e conclusão.

 

Em segundo lugar, é fundamental enxergar que tudo o que nos cerca é fruto da política: escola, estradas, hospitais, lazer, cultura. O ideal seria que a participação do cidadão na vida política do país não fosse opcional nem obrigatória, mas uma preferência e um direito do cidadão. Logo, a participação produtiva nos debates políticos já passou da hora de sair da informalidade dos botequins; faz-se urgente uma educação de fato formadora de cidadãos. Em primeiro lugar, as pessoas precisam se lembrar de que a qualidade de vida se origina das escolhas que fazem quando votam e elegem representantes legais, portanto é imprescindível saber escolher.

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10) (Unimep – SP- adaptada) Analise os períodos e assinale a alternativa correta.

 

I. Paulo está adoentado.

II. Paulo está no hospital.

 

a) O predicado é verbal em I e II.

b) O predicado é nominal em I e II.

c) O predicado é verbo-nominal em I e II.

d) O predicado é nominal em I e verbal em II.

Como se escreve?

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