1) Leia esta tira, de Caco Galhardo.
a)
No contexto, a declaração “virei uma pedra de gelo”,
feita pela personagem feminina, tem sentido denotativo ou conotativo?
Por quê? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
A linguagem visual da tira dá à expressão pedra de gelo sentido denotativo ou
conotativo?
_______________________________________________________________________________
c)
Pelo comentário do homem no 3º quadrinho, é possível
concluir que Lili encontrou um interlocutor que a ajudará a se curar dos
sentimentos feridos? Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
Leia o
soneto a seguir para responder às questões.
Soneto 2
14
tortuosas linhas, 13
labirintos
sem fim e sem começo,
12
portas lacradas, 11 vezes
forçadas,
talvez 10, até me esqueço.
9
questões de lógica celeste
ou
8 jogos de adivinhação,
7
ou 6 tentativas, todas vãs,
de
escutar o que ainda não disseste.
5
metáforas jogadas fora
quando
quero dizer-te que te adoro.
4
rimas rebeldes, 3 tropeços,
2
tombos e no entanto, finalmente,
nada
que não pudesse resolver-se
em
1 simples bilhete adolescente.
LEMOS, Tite de. Outros sonetos do caderno. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 1989. p. 11.
a)
O
autor deu o título genérico de Soneto,
que, em vez de fazer referência ao tema do poema, como é comum, alude à forma
fixa em que ele foi escrito. Observando o texto, explique quais são as características de um soneto.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Neste
texto, há uma série de números escritos em algarismos, e não em letras, como
seria normal em um poema. Explique o
que esses números representam.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
O
eu lírico é um poeta, ou seja, alguém que está escrevendo o poema. Ele quer
fazer uma declaração de amor por meio do soneto. Ele se considera bem-sucedido
nesta tarefa? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
O
soneto lido é formado por versos livres ou há uma métrica regular? Justifique sua resposta.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3)
Leia este poema, de
Mário Quintana.
Como é bela uma asa em pleno voo...
Uma vela em alto-mar...
Sua vida - toda ela! - está contida
Entre o partir e o chegar...
(A cor do invisível. Rio de Janeiro:
Objetiva, 2012. p. 97)
a)
De que tipo é a linguagem utilizada no poema: denotativa ou conotativa? _______________________________________________________________________________
b)
As duplas de palavras asa e voo e vela e alto-mar fazem referência indireta a outros seres. Quais são esses
seres?
_______________________________________________________________________________
c)
Identifique
a figura de linguagem empregada no poema. Trata-se de uma comparação, uma metáfora ou uma metonímia?
_______________________________________________________________________________
d) Transcreva do poema uma antítese.
_______________________________________________________________________________
4)
Imagine as
seguintes situações.
·
Sua
mãe saiu cedo para trabalhar e você se esqueceu de avisar que nesse dia chegará
mais tarde porque vai fazer um trabalho na escola. Não poderá avisá-la por
telefone, pois ela não leva celular.
·
Você
viajou para outro estado ou outro país e sentiu saudade dos amigos. Como está
com pouco dinheiro e as ligações interurbanas são caras, deseja se comunicar
por escrito com eles, contando por onde anda e o que está fazendo.
Que
gênero do discurso você pode
produzir em cada uma das situações?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5)
Leia esta hipotética
notícia esportiva:
Cruzeiro vira, vence e amplia sua vantagem
O Cruzeiro derrotou o Boca Juniors, da
Argentina, por
a) Identifique, no contexto da notícia, os
complementos dos verbos que fazem parte do título.
vira:
_____________________
vence:
____________________
amplia:
___________________
b) Quanto à transitividade, esses verbos têm a
mesma classificação? Explique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6)
Leia esta frase, retirada de uma propaganda:
Quando
o homem faz a sua parte, a natureza agradece.
a)
O que seria esse “faz a sua parte” que a natureza agradece? Apresente atitudes que o homem deve
tomar para “fazer a sua parte”?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Na frase, há dois verbos: “faz” e “agradece”. Classifique-os quanto à transitividade
e explique a classificação dada.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7)
Nos
versos a seguir, o poeta Da Costa e Silva faz uso de uma assonância e de duas
aliterações com o objetivo de reproduzir um determinado conjunto de sons. Leia o trecho, observando que nele
foram omitidas duas palavras:
Ringe
e range, rouquenha, a rígida ______________;
E,
ringindo e rangendo, a ______________ a triturar,
Parece
que tem alma, adivinha e desvenda
A
ruína, a dor, o mal que vai, talvez, causar...
Considerando o efeito sonoro sugerido
pelas figuras citadas, indique a
alternativa cujas palavras completam adequadamente as lacunas.
a)
cachoeira
– pedra
b)
foice
– vegetação
c)
ventania
– plantação
d)
moenda
– cana
8)
Leia este trecho de
texto sobre economia do qual foram suprimidas duas expressões.
Um dos economistas mais respeitados do país, Delfim
Netto disse, em 2010, que “O Brasil é o último peru com farofa na mesa dos
investidores fora do Dia de Ação de Graças”. Delfim se referia ao diferencial
de taxas de juros interna e externa. Enquanto praticamente todo o mundo
desenvolvido manteve ____________________, o Brasil permaneceu
____________________.
ULLER, Leonardo
Pires. A hora da renda fixa. Infomoney,
21 out. 2015.
Para que a metáfora empregada pelo economista seja
coerente com o restante do texto, as lacunas devem ser preenchidas
respectivamente pelas expressões:
a)
suas
taxas de juros elevadas – com taxas pouco atrativas
b)
os
juros próximos de zero – com taxas que assustavam os investidores
c)
a
política de elevar os juros – com suas taxas muito atrativas
d)
os
juros próximos de zero – com uma das maiores taxas reais do mundo
9)
Leia
atentamente o seguinte texto.
Receita do amor
Ingredientes:
• 4 xícaras de
carinho
• 2 xícaras de
atenção
• 2 colheres
de suspiros
• 8 pedaços de
saudades
• 3 colheres
de respeito
• Amor,
sorrisos bobos, pimenta e ciúmes a gosto
Modo de
preparo:
– Misture 8
pedaços de saudade com 2 xícaras de atenção em uma panela até virar uma mistura
onde qualquer momento seja especial. Acrescente sorrisos bobos até ficar
homogêneo.
– Junte todo o
carinho na forma e caramelize com suspiros de paixão. Ao sentir o cheiro de
sonhos se espalhando no ambiente, retire do fogo e acrescente uma pitada de
pimenta para sentirmos a intensidade dentro de nós sempre que provarmos.
– Misture bem
todos os ingredientes anteriores.
– Para não
virar rotina, acrescente muito amor e uma colher de ciúmes. Para dar um pequeno
sabor de dedicação, adicione 3 colheres de respeito. (Caso erre na medida de
ciúmes, coloque respeito a gosto).
(...)
Rendimento:
Duas porções
Dica de
acompanhamento: Aprecie com abraços e músicas.
Diêgo Cabó
Fonte:http://www.pensador.com/frase/MTgyMjExMg/. Acesso em
08/09/2018.
O critério que
impera na determinação interpretativa do gênero apresentado é
a)
o
suporte em que circulou.
b)
o
contexto comunicativo.
c)
a
forma com que foi escrito.
d)
a
função comunicativa.
10)
Machado
de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis,
cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta,
novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro
em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português,
Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que
viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe
muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica
ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata
Machado de Assis.
Considerando os seus
conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui-se de
a) fatos ficcionais, relacionados
a outros de caráter realista, relativos à vida de um renomado escritor.
b) explicações da vida de um
renomado escritor, com estrutura argumentativa, destacando como tema seus
principais feitos.
c) questões controversas e fatos
diversos da vida de personalidade histórica, ressaltando sua intimidade
familiar em detrimento de seus feitos públicos.
d) apresentação da vida de uma
personalidade, organizada sobretudo pela ordem tipológica da narração, com um
estilo marcado por linguagem objetiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua visita e seu comentário!