14.10.23

Avaliação de Língua Portuguesa

1) Leia esta tira, de Caco Galhardo.



a)      No contexto, a declaração “virei uma pedra de gelo”, feita pela personagem feminina, tem sentido denotativo ou conotativo? Por quê? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b)      A linguagem visual da tira dá à expressão pedra de gelo sentido denotativo ou conotativo? _______________________________________________________________________________

 

c)      Pelo comentário do homem no 3º quadrinho, é possível concluir que Lili encontrou um interlocutor que a ajudará a se curar dos sentimentos feridos? Por quê? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

2)      Leia o soneto a seguir para responder às questões.

 

Soneto 2

14 tortuosas linhas, 13

labirintos sem fim e sem começo,

12 portas lacradas, 11 vezes

forçadas, talvez 10, até me esqueço.

 

9 questões de lógica celeste

ou 8 jogos de adivinhação,

7 ou 6 tentativas, todas vãs,

de escutar o que ainda não disseste.

 

5 metáforas jogadas fora

quando quero dizer-te que te adoro.

4 rimas rebeldes, 3 tropeços,

 

2 tombos e no entanto, finalmente,

nada que não pudesse resolver-se

em 1 simples bilhete adolescente.

LEMOS, Tite de. Outros sonetos do caderno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. p. 11.

 

a)      O autor deu o título genérico de Soneto, que, em vez de fazer referência ao tema do poema, como é comum, alude à forma fixa em que ele foi escrito. Observando o texto, explique quais são as características de um soneto. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b)      Neste texto, há uma série de números escritos em algarismos, e não em letras, como seria normal em um poema. Explique o que esses números representam. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c)      O eu lírico é um poeta, ou seja, alguém que está escrevendo o poema. Ele quer fazer uma declaração de amor por meio do soneto. Ele se considera bem-sucedido nesta tarefa? Explique. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

d)     O soneto lido é formado por versos livres ou há uma métrica regular? Justifique sua resposta. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

3)      Leia este poema, de Mário Quintana.

 

Como é bela uma asa em pleno voo...

Uma vela em alto-mar...

Sua vida - toda ela! - está contida

Entre o partir e o chegar...

(A cor do invisível. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. p. 97)

 

a)      De que tipo é a linguagem utilizada no poema: denotativa ou conotativa? _______________________________________________________________________________

 

b)      As duplas de palavras asa e voo e vela e alto-mar fazem referência indireta a outros seres. Quais são esses seres? _______________________________________________________________________________

 

c)      Identifique a figura de linguagem empregada no poema. Trata-se de uma comparação,  uma metáfora ou uma metonímia? _______________________________________________________________________________

 

d)     Transcreva do poema uma antítese. _______________________________________________________________________________

 

 

4)      Imagine as seguintes situações.

 

·         Sua mãe saiu cedo para trabalhar e você se esqueceu de avisar que nesse dia chegará mais tarde porque vai fazer um trabalho na escola. Não poderá avisá-la por telefone, pois ela não leva celular.

·         Você viajou para outro estado ou outro país e sentiu saudade dos amigos. Como está com pouco dinheiro e as ligações interurbanas são caras, deseja se comunicar por escrito com eles, contando por onde anda e o que está fazendo.

 

Que gênero do discurso você pode produzir em cada uma das situações? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

5)      Leia esta hipotética notícia esportiva:

 

Cruzeiro vira, vence e amplia sua vantagem

      O Cruzeiro derrotou o Boca Juniors, da Argentina, por 2 a 1, de virada, e ampliou sua vantagem na luta por uma vaga na decisão da Taça Libertadores. Para ir à final, o time pode até perder o segundo jogo por um gol de diferença.

 

a) Identifique, no contexto da notícia, os complementos dos verbos que fazem parte do título.

vira: _____________________

vence: ____________________

amplia: ___________________

 

b) Quanto à transitividade, esses verbos têm a mesma classificação? Explique.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

6)      Leia esta frase, retirada de uma propaganda:

         
Quando o homem faz a sua parte, a natureza agradece.

 

a)     O que seria esse “faz a sua parte” que a natureza agradece? Apresente atitudes que o homem deve tomar para “fazer a sua parte”? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b)    Na frase, há dois verbos: “faz” e “agradece”. Classifique-os quanto à transitividade e explique a classificação dada. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

7)      Nos versos a seguir, o poeta Da Costa e Silva faz uso de uma assonância e de duas aliterações com o objetivo de reproduzir um determinado conjunto de sons. Leia o trecho, observando que nele foram omitidas duas palavras:

 

Ringe e range, rouquenha, a rígida ______________;

E, ringindo e rangendo, a ______________ a triturar,

Parece que tem alma, adivinha e desvenda

A ruína, a dor, o mal que vai, talvez, causar...

 

Considerando o efeito sonoro sugerido pelas figuras citadas, indique a alternativa cujas palavras completam adequadamente as lacunas.

 

a)      cachoeira – pedra

b)      foice – vegetação

c)      ventania – plantação

d)     moenda – cana

 

8)      Leia este trecho de texto sobre economia do qual foram suprimidas duas expressões.

 

Um dos economistas mais respeitados do país, Delfim Netto disse, em 2010, que “O Brasil é o último peru com farofa na mesa dos investidores fora do Dia de Ação de Graças”. Delfim se referia ao diferencial de taxas de juros interna e externa. Enquanto praticamente todo o mundo desenvolvido manteve ____________________, o Brasil permaneceu ____________________.

ULLER, Leonardo Pires. A hora da renda fixa. Infomoney, 21 out. 2015.

 

Para que a metáfora empregada pelo economista seja coerente com o restante do texto, as lacunas devem ser preenchidas respectivamente pelas expressões:

 

a)      suas taxas de juros elevadas – com taxas pouco atrativas

b)      os juros próximos de zero – com taxas que assustavam os investidores

c)      a política de elevar os juros – com suas taxas muito atrativas

d)     os juros próximos de zero – com uma das maiores taxas reais do mundo

 

 

9)      Leia atentamente o seguinte texto.

 

                            Receita do amor

Ingredientes:

• 4 xícaras de carinho

• 2 xícaras de atenção

• 2 colheres de suspiros

• 8 pedaços de saudades

• 3 colheres de respeito

• Amor, sorrisos bobos, pimenta e ciúmes a gosto

 

Modo de preparo:

– Misture 8 pedaços de saudade com 2 xícaras de atenção em uma panela até virar uma mistura onde qualquer momento seja especial. Acrescente sorrisos bobos até ficar homogêneo.

– Junte todo o carinho na forma e caramelize com suspiros de paixão. Ao sentir o cheiro de sonhos se espalhando no ambiente, retire do fogo e acrescente uma pitada de pimenta para sentirmos a intensidade dentro de nós sempre que provarmos.

– Misture bem todos os ingredientes anteriores.

– Para não virar rotina, acrescente muito amor e uma colher de ciúmes. Para dar um pequeno sabor de dedicação, adicione 3 colheres de respeito. (Caso erre na medida de ciúmes, coloque respeito a gosto).

(...)

Rendimento: Duas porções

Dica de acompanhamento: Aprecie com abraços e músicas.

                                                                                                 Diêgo Cabó

Fonte:http://www.pensador.com/frase/MTgyMjExMg/. Acesso em 08/09/2018.

O critério que impera na determinação interpretativa do gênero apresentado é

a)      o suporte em que circulou.

b)      o contexto comunicativo.

c)      a forma com que foi escrito.

d)     a função comunicativa.

  

 

10)    

Machado de Assis

 

Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis.

 

Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui-se de

a) fatos ficcionais, relacionados a outros de caráter realista, relativos à vida de um renomado escritor.

b) explicações da vida de um renomado escritor, com estrutura argumentativa, destacando como tema seus principais feitos.

c) questões controversas e fatos diversos da vida de personalidade histórica, ressaltando sua intimidade familiar em detrimento de seus feitos públicos.

d) apresentação da vida de uma personalidade, organizada sobretudo pela ordem tipológica da narração, com um estilo marcado por linguagem objetiva.

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