16.8.25

Aula sobre Vozes Verbais

Nesta postagem iremos abordar as vozes verbais, algo super importante para ajudar nossos alunos a entenderem como as ações ocorrem dentro das frases.


Existem três vozes verbais principais:

1. Voz Ativa: Aqui, o sujeito é quem realiza a ação. Exemplo: "O professor corrigiu a prova". Nesse caso, o professor (sujeito) é quem faz a ação de corrigir.

2. Voz Passiva: Na voz passiva, o sujeito sofre a ação, ou seja, ele não é ativo. Geralmente, usamos essa voz para destacar a ação ou quem a recebe. Exemplo: "A prova foi corrigida pelo professor". Aqui, a prova é o sujeito que recebe a ação.

3. Voz Reflexiva: Nesta voz, o sujeito realiza e, ao mesmo tempo, recebe a ação. Exemplo: "O aluno se elogiou". Nesse caso, o aluno é quem faz e quem recebe o elogio.

Para trabalhar isso com os alunos, proponha algumas atividades de transformação de frases entre as três vozes. Assim, eles vão começar a perceber as diferenças e, claro, treinar a escrita e análise sintática. Também é interessante trazer exemplos do cotidiano deles para tornar o aprendizado mais relevante.

A seguir, postamos um roteiro com sugestão de diversas atividades e exercícios para aplicar na sala de aula. Eles podem ser adaptados tanto para o Anos finais do Ensino Fundamenta, quanto para o Ensino Médio.



Exercícios de Vozes Verbais

1. Identificação: Leia as frases e identifique qual é a voz verbal (ativa, passiva ou reflexiva).

   - O cachorro foi adestrado pelo treinador.
   - A aluna arrumou seu quarto.
   - Eles se abraçaram no reencontro.

2. Transformação: Transforme as frases da voz ativa para a voz passiva.

   - O artista pintou uma bela paisagem.
   - As crianças recolheram os brinquedos.
   - A cozinheira preparou o jantar.

3. Transformação: Transforme as frases da voz passiva para a voz ativa.

   - A música foi tocada pela banda.
   - O livro foi lido pela turma.
   - O bolo foi feito por Ana.

4. Complete as frases na voz reflexiva utilizando os pronomes adequados.

Ele _____ viu no espelho.
Nós _____ queremos bem.
Eles _____ machucaram durante o jogo.

5. Criação: Crie três frases em voz ativa, três em voz passiva e três em voz reflexiva.

6. Análise de Texto: Leia um pequeno texto e sublinhe as frases em voz ativa, passiva e reflexiva.

7. Correção: Reescreva as frases, corrigindo as vozes verbais conforme necessário.
   
- O prato foi comido por o gato.
- A carta foi escrita pelo ela.

8. Classifique as frases em voz ativa, passiva ou reflexiva.
   
- O menino se cortou com a faca.
- A decisão foi tomada por unanimidade.
- Os alunos apresentaram o trabalho.

9. Complete a Parte Faltante: Dada a frase na voz ativa, complete a parte faltante na voz passiva.
   
- O professor corrigiu a lição. -> A lição __________ corrigida pelo professor.


10. Jogo de Vozes: Trabalhe em duplas. Um aluno escreve uma frase na voz ativa, e o outro deve transformá-la para a voz passiva e vice-versa.

11. Quebra-Cabeça de Voz Verbal: Encontre e una o sujeito, verbo e complemento para formar frases em diferentes vozes verbais.

12. Caixa Misteriosa: Cada aluno retira uma frase de uma caixa e deve transformá-la da forma solicitada (ativa, passiva ou reflexiva).

13. Correção de Texto: Dê aos alunos um texto com erros de voz verbal e peça que o corrijam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seu comentário!

Prova de revisão de Língua Portuguesa

Vinte ( 20) questões de revisão que podem ser usadas em um teste de Língua Portuguesa para os anos finais do ensino fundamental. Essas quest...