22.3.25

Avaliação de Língua Portuguesa para o 1º ano do Ensino Médio

Estude para o ENEM desde já! Segue uma avaliação de Língua Portuguesa que pode ser aplicada no Ensino Médio.



1) O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a

a) opressão das minorias sociais.

b) carência de recursos tecnológicos.

c) falta de liberdade de expressão.

d) defesa da qualificação profissional.

e) reação ao controle do pensamento coletivo.

 

2)


Segundo a tirinha acima, é INCORRETO afirmar que:

a) as linguagens verbal e não verbal são utilizadas pelas duas personagens.
b) somente a Susanita que utiliza a linguagem não verbal quando levanta o dedo.
c) a linguagem verbal é representada pelas falas das personagens.
d) a linguagem não verbal envolve as expressões e os movimentos das personagens.
e) em todos os quadros, temos o uso da linguagem verbal e não verbal.

3)


O cartaz aborda a questão do aquecimento global. A relação entre os recursos verbais e não verbais nessa propaganda revela que

a) o discurso ambientalista propõe formas radicais de resolver os problemas climáticos.
b) a preservação da vida na Terra depende de ações de dessalinização da água marinha.
c) a acomodação da topografia terrestre desencadeia o natural degelo das calotas polares.
d) o descongelamento das calotas polares diminui a quantidade de água doce potável do mundo.
e) a agressão ao planeta é dependente da posição assumida pelo homem frente aos problemas ambientais.


 

4) Analise.


Em todo feriado prolongado, o Governo Federal lança campanhas de conscientização em relação aos perigos nas rodovias. Um dos temas mais abordados é a combinação nada perfeita do álcool e direção. Analisando o anúncio em questão, é possível afirmar que:

a) o texto não verbal não faz referência ao feriado em questão.

b) a iniciativa tem o objetivo de causar impacto e sensibilizar a população sobre os cuidados com o trânsito durante as festas.

c) há exagero ao retratar um acidente, o que reduz a credibilidade da campanha.

d) o modo imperativo “Seja você” não é indicado para o resultado esperado, visto que não devemos influenciar os leitores em propagandas.

 

 

A análise do meme a seguir fundamenta a resolução da próxima questão.

5) Os possíveis significados do vocábulo “sujeito” na pergunta do professor levou o aluno a

a) formular uma resposta incoerente.
b) apresentar uma resposta coerente, embora não atenda à expectativa do professor.
c) fornecer a resposta esperada pelo professor.
d) elaborar uma resposta ambígua, permitindo dupla interpretação por parte do professor.
e) incorrer no erro de buscar uma resposta que se ajustasse ao contexto de estudo da língua.


6) Leia o infográfico para responder ao que se pede.

A partir da leitura do infográfico, é INCORRETO afirmar que:

a) A confiança nas mídias sociais foi mais afetada do que a nos telejornais.

b) A maior parte dos espectadores de telejornais não teve sua confiança abalada.

c) O aumento de confiança em relação às redes sociais se encontra acima da média dos veículos de comunicação.

d) Os aplicativos de mensagens foram considerados mais confiáveis do que os de mídias sociais.

 

7) Leia com atenção.

Arte ao alcance de todos

Apoderar-se de espaços públicos em nome do registro histórico, da arte livre e da contestação sempre atraiu as pessoas, desde o início dos tempos. Desenhos do cotidiano das comunidades já podiam ser vistos nas cavernas, em pinturas rupestres, datadas da Pré-História. Inscrições urbanas semelhantes também podem ser encontradas na cidade de Pompeia (na Itália), que mesmo tendo sido invadida por lavas vulcânicas, preservou as marcas de manifestos e propagandas políticas impressas nas construções.

Esses registros fazem parte da história do graffiti – ou grafite, em português - uma prática que hoje em dia é considerada uma arte, um movimento e a expressão de uma cultura de classe. O grafite moderno, feito com tinta e latas de spray, teve origem em Nova Iorque, nos Estados Unidos, ainda durante os anos 70, quando o movimento hip-hop dava os seus primeiros passos. Os símbolos gravados nos muros serviam como forma de comunicação entre gangues. Essa prática ainda está vinculada à cultura de periferia, não só nos Estados Unidos, mas também no Brasil. A diferença é que hoje existe uma divisão mais nítida entre a pichação, usada como instrumento de protesto e de vandalismo, e o grafite, que embora mantenha a característica marginal¹, é considerado uma expressão da arte de rua. (...)

O grafite é uma das expressões mais populares da arte de rua, mas existem outras técnicas plásticas que integram as intervenções urbanas. Colagem, stencilart e pintura mural também são algumas das práticas desenvolvidas. Dança, música e encenações teatrais integram, da mesma forma, essas manifestações. (...)

(Gazeta do Povo, Curitiba, 4 set. 2005. Caderno G – adaptado)

¹ Marginal: aquele que foi excluído da sociedade ou prefere viver fora dela; localizado à margem de.

No que diz respeito ao grafite, o texto revela que

a) é uma das expressões mais populares da arte de rua, mas existem outras poucas técnicas plásticas que integram as intervenções urbanas.

b) o grafite moderno, feito com tinta e latas de spray, teve origem em Washington, nos Estados Unidos, ainda durante os anos 70.

c) apesar de manter a característica marginal, é considerado uma expressão da arte de rua.

d) grafite, em francês, é uma prática que hoje em dia é considerada uma arte, um movimento e a expressão de uma cultura de classe.

e) por ser marginalizado, não é considerado uma expressão da arte de rua. 

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