14.10.23

Avaliação de Língua Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental

 Leia o texto para responder às questões de 1 a 7.

 

Porta de Colégio

Passando pela porta de um colégio, me veio uma sensação nítida de que aquilo era a porta da própria vida. Banal, direis. Mas a sensação era tocante. Por isto, parei, como se precisasse ver melhor o que via e previa.

Primeiro há uma diferença de clima entre aquele bando de adolescentes espalhados pela calçada, sentados sobre carros, em torno de carrocinhas de doces e refrigerantes, e aqueles que transitam pela rua. Não é só o uniforme. Não é só a idade. É toda uma atmosfera, como se estivessem ainda dentro de uma redoma ou aquário, numa bolha, resguardados do mundo. Talvez não estejam. Vários já sofreram a pancada da separação dos pais. Aprenderam que a vida é também um exercício de separação. [...] Mas há uma sensação de pureza angelical misturada com palpitação sexual, que se exibe nos gestos sedutores dos adolescentes. Ouvem-se gritos e risos cruzando a rua. Aqui e ali um casal de colegiais, abraçados, completamente dedicados ao beijo. Beijar em público: um dos ritos de quem assume o corpo e a idade. Treino para beijar o namorado na frente dos pais e da vida, como que diz: também tenho desejos, veja como sei deslizar carícias.

Onde estarão esses meninos e meninas dentro de dez ou vinte anos?

Aquele ali, moreno, de cabelos longos corridos, que parece gostar de esportes, vai se interessar pela informática ou economia; aquela de cabelos loiros e crespos vai ser dona de butique; aquela morena de cabelos lisos quer ser médica; a gorduchinha vai acabar casando com uma gerente de multinacional; aquela esguia, meio bailarina, achará um diplomata. Algumas estudarão Letras, se casarão, largarão tudo e passarão parte do dia levando filhos à praia e praça e pegando-os de novo à tardinha no colégio. Sim, aquela quer ser professora de ginástica. Mas nem todos têm certeza sobre o que serão. Na hora do vestibular resolvem. Têm tempo. É isso. Têm tempo. Estão na porta da vida e podem brincar.

[...]

A turma já perdeu um colega num desastre de carro. É terrível, mas provavelmente um outro ficará pelas rodovias. Aquele que vai tocar rock vários anos até arranjar um emprego em repartição pública. [...] Tão desinibido aquele, acabará líder comunitário e talvez político. Daqui a dez anos os outros dirão: ele sempre teve jeito, não lembra aquela mania de reunião e diretório? [...]

Se fosse haver alguma ditadura no futuro, aquele ali seria guerrilheiro. Mas esta hipótese deve ser descartada.

Quem estará naquele avião acidentado? Quem construirá uma linda mansão e um dia convidará a todos da turma para uma grande festa rememorativa? [...] Aquele ali descobrirá os textos de Clarice Lispector e isto será uma iluminação para toda a vida. Quantos aparecerão na primeira página do jornal? Qual será o tranquilo comerciante e quem representará o país na ONU?

Estou olhando aquele bando de adolescentes com evidente ternura. Pudesse passava a mão nos seus cabelos e contava-lhes as últimas estórias da carochinha antes que o lobo feroz os assaltasse na esquina. Pudesse lhes diria daqui: aproveitem enquanto estão no aquário e na redoma, enquanto estão na porta da vida e do colégio. O destino também passa por aí. E a gente pode às vezes modificá-lo.

(Affonso Romano de Sant’Anna, in “Porta de colégio e outras crônicas”)

 

1)      No 1º parágrafo, o narrador traça um paralelo entre a porta do colégio e a porta da vida.

 

a)      A que se refere a palavra aquilo na frase “me veio uma sensação nítida de que aquilo era a porta da própria vida”? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b)      Interprete: de acordo com o texto, o que é a porta da vida? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

2)      Ainda no 1º parágrafo, o narrador percebe que a sensação que teve pode ser alvo da crítica de seu leitor. Transcreva a frase que evidencia essa consciência. _______________________________________________________________________________

 

 

3)      O narrador para diante da cena com o objetivo de “ver melhor o que via e previa”.

 

a)      Especifique em que parágrafo do texto o narrador descreve o que ele via. _______________________________________________________________________________

 

b)      Agora especifique os parágrafos que descrevem o que ele previa. _______________________________________________________________________________

 

 

4)      Ao reparar no que vê, o narrador distingue dois grupos: um “bando de adolescentes espalhados pela calçada” e “aqueles que transitam pela rua”.

 

a)      Deduza: qual desses grupos já atravessou a porta da vida? _______________________________________________________________________________

 

b)      Além do uniforme e da idade, o narrador percebe uma diferença mais sutil entre os dois grupos. Explique o que caracteriza o grupo dos que ainda vão entrar pela “porta da vida”. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

5)      Situados entre a infância e o mundo adulto, alguns adolescentes que começam a entrar pela “porta da vida” já sofrem os primeiros impactos da vida.

 

a)      Transcreva duas expressões empregadas no 2º parágrafo, de sentidos opostos entre si, que mostram a fase de transição vivida pelos adolescentes. _______________________________________________________________________________

 

b)      Identifique um exemplo de impacto que é mencionado no texto, no 2º parágrafo. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c)      Interprete a frase: “Aprenderam que a vida é também um exercício de separação”. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

6)      Observe como é o futuro que o narrador prevê para cada um dos adolescentes. As previsões são todas otimistas? Explique. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7)      No último parágrafo, o narrador faz uma reflexão final sobre a cena que vê na frente da escola.

 

a)      Que sentimento ele revela ter pelos adolescentes que se preparam para entrar pela “porta da vida”? _______________________________________________________________________________

 

b)      Que imagem ele utiliza para representar a chegada da vida futura? Ela é positiva ou negativa? Por quê? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Leia o cartum a seguir.



a)      Nesse cartum, é feita uma crítica que se apoia em um par de homônimas. Identifique-as e explique o significado de cada uma delas. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b)      Agora explique a crítica presente no cartum. ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 9)      Identifique, pelo menos, três figuras de linguagem presentes no fragmento, especificando o trecho em que foram identificadas.

 

Às sete horas da manhã, a rua acordava. Era possível ouvir o grito irritante daquelas lindas crianças que choravam rios de lágrimas enquanto suas mães terminavam de preparar o café da manhã. O brilho do sol naquele dia ensolarado não era suficiente para animar os adultos, que acordavam com o 'trim' do despertador para trabalhar.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10) Leia com atenção.



a)      Que expressão a mãe tentou suavizar? Por quê? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

b)      Nomeie a figura de linguagem utilizada pela mãe. _______________________________________________________________________________

 

 

11)      Observe essas dicas para completar a cruzadinha abaixo:

 


1.   Ato ou efeito de descrever, detalhar.

2.   Extensão de uma linha ou objeto, tamanho.

3.   Verter suor pelos poros, transpirar.

4.   Compartimento onde se guarda mantimentos.

5.   Saudação, elogio, realização de um serviço, uma obrigação.

6.   Melodia, cantiga, peça de música para uma só voz.

7.   Prudência, reserva, qualidade ou atitude de quem é discreto.

8.   Trabalhador rural, amansador de cavalos.

9.   Produzir som, bater (hora), tocar (sino).

10.       Medida de superfície, espaço aberto no interior de um edifício.

11.       Brinquedo que gira, impulsionado por uma corda.

12.       Permissão para não se fazer algo a que estava obrigado.

13.       Aquele que deixa sua pátria para viver em outro país.

14.       Ato ou efeito de criar de novo.

15.       Divertimento, prazer, lugar de recreio.

16.       Pessoa que entra num país, onde passa a viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seu comentário!

Como se escreve?

 É caçar ou cassar ? E agora? Como eu escrevo corretamente? Vamos consultar o dicionário e descobrir qual é a maneira certa de escrever! Ob...