1) Leia o texto para responder à questão a seguir.
CELULAR ROUBADO? COMO BLOQUEAR O IMEI DE SEU APARELHO NA OPERADORA.
1. Seu
celular foi roubado? Aprenda a fazer o bloqueio do IMEI do aparelho junto à
operadora. Isso desestimula o roubo de smartphones, já que seu celular
não se conectará mais a nenhuma operadora, tornando o crime inútil: na maioria
dos casos, o ladrão rouba o aparelho para revendê-lo posteriormente.
3. Se você
não tem mais o aparelho e nem a caixa, ainda há salvação para os usuários de Android.
Acesse o Google Dashboard e expanda o menu Android. Uma lista de
todos os aparelhos atrelados ao seu Google Play serão exibidos,
acompanhados dos respectivos códigos IMEI. Então, para bloquear o IMEI de um
celular por roubo ou furto, entre em contato com a sua operadora.
Celular roubado? Como bloquear o IMEI de seu
aparelho na operadora.
Disponível em:
<https://tecnoblog.net/189729/celular-roubado-como-bloquear-imei-operadora/>.
Acesso: 09 nov. 2016. (Adaptado).
A
identificação dos mais diversos gêneros textuais perpassa a análise de sua
função social, das sequências tipológicas que os compõem, de seu contexto, bem
como de seu suporte de uso. A respeito da composição tipológica e das
características do texto “Celular roubado? Como bloquear o IMEI de seu aparelho
na operadora” é CORRETO afirmar que
a) como se trata de um texto publicitário, sua principal função é impelir o
cliente a comprar um smartphone pela
modernidade que ele apresenta.
b) possui traços de injunção, pois se pauta na explicação e no método para
a realização de uma atividade, no caso, bloquear um smartphone roubado.
c) apresenta uma estrutura textual estritamente descritiva, o que se
comprova pela sequenciação das atitudes que os usuários devem tomar.
d) sua função principal é informar aos usuários de smartphones do perigo crescente de roubos de celulares.
2) Sobre as diferenças entre a poesia e o
poema, estão corretas as seguintes afirmativas:
I. A poesia, ao contrário do poema, é composta por
uma forma estática: a mensagem deve ser elaborada apresentando a mesma quantidade
de versos e estrofes.
II. A poesia pode estar presente em paisagens e
objetos, enquanto o poema faz referência ao gênero textual.
III. Não existem diferenças entre a poesia e o
poema, ambas as denominações dizem respeito ao mesmo gênero textual.
IV. Poesia vem do grego poiesis, que pode ser traduzido como a atividade de produção
artística. É, portanto, uma definição mais ampla do que a definição de poema,
nome dado aos textos feitos em versos.
a) II e
IV.
b) Todas
estão corretas.
c) I e
III.
d) I e IV.
3)
Analise
o poema a seguir.
Pássaro em vertical
Cantava o
pássaro e voava
cantava
para lá
voava
para cá
voava o
pássaro e cantava
de
repente
um
tiro
seco
penas
fofas
leves
plumas
mole
espuma
e
um risco
surdo
n
o
r
t
e
-
s
u
l
(Neves,
Libério. Pássaro em vertical. In: Aguiar, V (org.). Poesia fora da estante. Porto Alegre, Editora Projeto)
O título do
poema remete
a) ao final da história que está
expresso graficamente.
b) ao cenário em que
a história se desenvolve.
c) ao momento em que a história
do pássaro foi gerada.
d) ao personagem da história.
Leia
os textos para responder à questão 4.
Texto 1
Texto 2
Estas mãos
Olha para estas mãos
de mulher roceira,
esforçadas mãos cavouqueiras.
Pesadas, de falanges curtas,
sem trato e sem carinho.
Ossudas e grosseiras.
(...) Mãos que varreram e cozinharam.
Lavaram e estenderam
roupas nos varais.
Pouparam e remendaram.
Mãos domésticas e remendonas.
Minhas mãos doceiras...
jamais ociosas.
Fecundas. Imensas e ocupadas.
Mãos laboriosas.
Abertas sempre para dar,
ajudar, unir e abençoar.
Mãos de semeador...
Afeitas à sementeira do trabalho
Caminheira de uma longa estrada.
[...]
(Cora Coralina – 1889-1985 – Meu livro de cordel)
4) A tirinha
e o poema “Estas mãos”, embora pertençam a gêneros textuais diferentes, são
semelhantes no que se refere
a) à abordagem da mesma temática, ainda que com diferentes intenções
comunicativas.
b) às tarefas exercidas pelas mãos femininas.
c) à redução do termo mão à questão do trabalho doméstico.
d) à denúncia da exploração do trabalho doméstico feminino.
5)
MORUMBI PRÓXIMA AO COL. PIO XII
Linda residência rodeada por maravilhoso jardim com piscina e amplo espaço
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Pimentel. Cód. 480067 Morumbi Palácio Tel.:
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Folha de São Paulo. Classificados, 27 fev. 2012 (adaptado).
Os gêneros
textuais nascem emparelhados a necessidades e atividades da vida sociocultural.
Por isso, caracterizam-se por uma função social específica, um contexto de uso,
um objetivo comunicativo e por peculiaridades linguísticas e estruturais que
lhes conferem determinado formato. Esse classificado procura convencer o leitor
a comprar um imóvel e, para isso, utiliza-se
a) da predominância das formas imperativas dos verbos e de abundância de
substantivos.
b) de uma riqueza de adjetivos que modificam os substantivos, revelando as
qualidades do produto.
c) de uma enumeração de vocábulos, que visam conferir ao texto um efeito de
certeza.
d) do emprego de numerais, quantificando as características e aspectos
positivos do produto.
6) Na letra da música “Dura
na queda”, Chico Buarque cita, direta ou indiretamente, fontes de energia
renováveis: solar, ondomotriz (ondas) e maremotriz (maré).
[...]
Esquinas
Mil buzinas
Imagina
orquestras
Samba no
chafariz
Viva a folia
A dor não
presta
Felicidade,
sim
O sol
ensolarará a estrada dela
A lua
alumiará o mar
A vida é bela
O sol, a
estrada amarela
E as ondas,
as ondas, as ondas, as ondas
[...]
Assinale a
alternativa que contenha versos que podem ser classificados como orações.
a) “Imagina orquestras”; “Mil buzinas”.
b) “Felicidade, sim”; “O sol, a estrada amarela”.
c) “O sol ensolarará a estrada dela”; “Esquinas”.
d) “A lua alumiará o mar”; “Imagina orquestras”.
Texto para as questões 7 e 8.
Do velho ao jovem
Na face do velho
as rugas são letras,
palavras escritas na carne,
abecedário do viver.
Na face do jovem
o frescor da pele
e o brilho dos olhos
são dúvidas.
Nas mãos entrelaçadas
de ambos,
o velho tempo
funde-se ao novo,
e as falas silenciadas
explodem.
O que os livros escondem,
as palavras ditas libertam.
E não há quem ponha
um ponto final na história
Infinitas são as personagens…
Vovó Kalinda, Tia Mambene,
Primo Sendó, Ya Tapuli,
Menina Meká, Menino Kambi,
Neide do Brás, Cíntia da Lapa,
Piter do Estácio, Cris de Acari,
Mabel do Pelô, Sil de Manaíra
E também de Santana e de Belô
e mais e mais, outras e outros…
Nos olhos do jovem
também o brilho de muitas histórias.
E não há quem ponha
um ponto final no rap
É preciso eternizar as palavras
da liberdade ainda e agora…
Texto de Conceição Evaristo publicado no livro Poemas
da recordação e
outros movimentos (Belo Horizonte: Nandyala, 2008).
7) No poema de Conceição Evaristo, aborda-se importante componente das
culturas: a memória, que estabelece a ponte entre o velho e o jovem. Esses dois
momentos interligados são representados no texto por, respectivamente,
a) “livros” e “história”.
b) “dúvidas” e “liberdade”.
c) “palavras escritas na carne” e “rap”.
d) “frescor da pele” e “brilho dos olhos”.
8) Em “as rugas são letras” (linha 2), foi empregada como recurso
estilístico a figura de linguagem
a) antítese.
b) hipérbole.
c) metáfora.
d) metonímia.
9) Joana possui uma
sogra que é uma cobra, embora as cobras, répteis
peçonhentos, não sejam tão asquerosos quanto a sogra dela. Já Joaquim possui
uma sogra que é uma bruxa, sem possibilidade de fazer magias, passa
toda a urucubaca dela para sua vida.
As palavras destacadas do texto acima
possuem sentido:
a)
próprio, figurado, próprio.
b)
figurado, figurado, figurado.
c)
próprio, próprio, próprio.
d)
figurado, próprio, figurado.
10)
Leia este fragmento do poema A lua foi ao cinema,
do escritor Paulo Leminski.
“A lua foi ao cinema,
passava um filme engraçado,
a história de uma estrela
que não tinha namorado.
Não tinha porque era apenas
uma estrela bem pequena,
dessas que, quando apagam,
ninguém vai dizer, que pena! (...)”
(http://tinyurl.com/n4oljo7 Acesso em: 24.07.2014.
Adaptado)
A figura de linguagem predominante nesse poema é
a) hipérbole, pois a palavra
estrela foi empregada para suavizar um termo.
b) pleonasmo, pois a palavra
história apresenta o mesmo sentido de incidente.
c) catacrese, pois a palavra
pena foi empregada inadequadamente, num sentido impróprio.
d) personificação, pois a
lua vivencia uma situação que é própria dos seres humanos.
11) Analise a imagem a seguir e identifique a figura de linguagem em evidência no título da manchete.
a) Metáfora.
b) Hipérbole.
c) Comparação.
d) Metonímia.
12) Comida é o nome de uma das músicas dos Titãs. Leia um fragmento dela.
“A gente não quer só comida
A gente quer comida
Diversão e arte
A gente não quer só comida
A gente quer saída
Para qualquer parte” (...)
(Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto)
(http://tinyurl.com/lwl3v2c. Acesso em: 31.07.2014.
Adaptado)
Podemos afirmar que os termos “comida, diversão
e arte”, nesse trecho, exercem sintaticamente a função de
a) complemento nominal.
b) sujeito composto.
c) objeto indireto.
d) objeto direto.
13)
Assinale
a alternativa incorreta em relação à tirinha.
a)
O 1º quadrinho da tirinha apresenta apenas um período simples.
b)
No final da tirinha, Calvin conclui que a aula começou há pouco tempo e ele já
foi encaminhado à Direção.
c)
No 3º quadrinho, há indícios de que Calvin será punido por não ter respondido
corretamente à professora.
d)
Calvin sempre se sente prejudicado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
14)
A preposição DE
pode preceder diferentes tipos de funções sintáticas, por exemplo, objeto
indireto, como na frase Eu preciso de
você. O termo destacado também exerce a função de objeto indireto
em
a) A construção de novas casas deve ser uma prioridade
no governo atual.
b) Necessitamos de novas casas para abrigar a
população.
c) A necessidade de novas casas não pode ser esquecida
pelo governo.
d) A banca de madeira quebrou completamente.
15) Amor é fogo que arde sem se ver é
um poema de Luís Vaz de Camões, grande poeta e escritor português. Leia-o e
analise as proposições a seguir. Assinale a alternativa incorreta.
Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor.
a) a) O poema lido recebe o nome de soneto,
uma vez que apresenta 14 versos organizados em dois quartetos e dois tercetos.
b) b) O poema foi escrito com
versos decassílabos, o que significa que cada verso apresenta 10 sílabas
poéticas.
c) c) O poema possui um
esquema rímico clássico, formado por rimas geminadas no esquema ABBA,
ABBA, CDC, DCD.
d) Camões consegue aproximar coisas que parecem distantes para explicar um conceito tão complexo como o amor.
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