14.10.23

15 questões para avaliação de Língua Portuguesa do 8º ano do Ensino Fundamental

 1)      Leia o texto para responder à questão a seguir.

 

CELULAR ROUBADO? COMO BLOQUEAR O IMEI DE SEU APARELHO NA OPERADORA.

 

1. Seu celular foi roubado? Aprenda a fazer o bloqueio do IMEI do aparelho junto à operadora. Isso desestimula o roubo de smartphones, já que seu celular não se conectará mais a nenhuma operadora, tornando o crime inútil: na maioria dos casos, o ladrão rouba o aparelho para revendê-lo posteriormente.

2. Para descobrir o IMEI do seu aparelho, digite *#06# no telefone, como se você fosse efetuar uma ligação – o código, com 15 dígitos, será imediatamente exibido na tela. Caso você não tenha mais acesso ao celular, procure o IMEI na embalagem do produto, que estará próximo a um código de barras.


3. Se você não tem mais o aparelho e nem a caixa, ainda há salvação para os usuários de Android. Acesse o Google Dashboard e expanda o menu Android. Uma lista de todos os aparelhos atrelados ao seu Google Play serão exibidos, acompanhados dos respectivos códigos IMEI. Então, para bloquear o IMEI de um celular por roubo ou furto, entre em contato com a sua operadora.

 

Celular roubado? Como bloquear o IMEI de seu aparelho na operadora.

Disponível em: <https://tecnoblog.net/189729/celular-roubado-como-bloquear-imei-operadora/>.

Acesso: 09 nov. 2016. (Adaptado).

 

A identificação dos mais diversos gêneros textuais perpassa a análise de sua função social, das sequências tipológicas que os compõem, de seu contexto, bem como de seu suporte de uso. A respeito da composição tipológica e das características do texto “Celular roubado? Como bloquear o IMEI de seu aparelho na operadora” é CORRETO afirmar que

a) como se trata de um texto publicitário, sua principal função é impelir o cliente a comprar um smartphone pela modernidade que ele apresenta.   

b) possui traços de injunção, pois se pauta na explicação e no método para a realização de uma atividade, no caso, bloquear um smartphone roubado.   

c) apresenta uma estrutura textual estritamente descritiva, o que se comprova pela sequenciação das atitudes que os usuários devem tomar.    

d) sua função principal é informar aos usuários de smartphones do perigo crescente de roubos de celulares.   


2) Sobre as diferenças entre a poesia e o poema, estão corretas as seguintes afirmativas:

 

I. A poesia, ao contrário do poema, é composta por uma forma estática: a mensagem deve ser elaborada apresentando a mesma quantidade de versos e estrofes.

II. A poesia pode estar presente em paisagens e objetos, enquanto o poema faz referência ao gênero textual.

III. Não existem diferenças entre a poesia e o poema, ambas as denominações dizem respeito ao mesmo gênero textual.

IV. Poesia vem do grego poiesis, que pode ser traduzido como a atividade de produção artística. É, portanto, uma definição mais ampla do que a definição de poema, nome dado aos textos feitos em versos.

 

a) II e IV.

b) Todas estão corretas.

c) I e III.

d) I e IV.

3)      Analise o poema a seguir.

 

Pássaro em vertical

 

Cantava o pássaro e voava

                  cantava para lá

voava para cá

voava o pássaro e cantava

de

      repente  

                   um

                           tiro

                                   seco

            penas fofas

            leves plumas

            mole espuma

 

            e um risco

            surdo

               n

               o

               r

               t

               e

               -

               s

               u

               l

 

(Neves, Libério. Pássaro em vertical. In: Aguiar, V (org.). Poesia fora da estante. Porto Alegre, Editora Projeto)

 

 O título do poema remete

a) ao final da história que está expresso graficamente.

b) ao cenário em que a história se desenvolve.

c) ao momento em que a história do pássaro foi gerada.

d) ao personagem da história.

 

 

Leia os textos para responder à questão 4.

 

Texto 1



Texto 2

 

Estas mãos

 

Olha para estas mãos

de mulher roceira,

esforçadas mãos cavouqueiras.

Pesadas, de falanges curtas,

sem trato e sem carinho.

Ossudas e grosseiras.

(...) Mãos que varreram e cozinharam.

Lavaram e estenderam

roupas nos varais.

Pouparam e remendaram.

Mãos domésticas e remendonas.

Minhas mãos doceiras...

jamais ociosas.

Fecundas. Imensas e ocupadas.

Mãos laboriosas.

Abertas sempre para dar,

ajudar, unir e abençoar.

Mãos de semeador...

Afeitas à sementeira do trabalho

Caminheira de uma longa estrada.

[...]

 

(Cora Coralina – 1889-1985 – Meu livro de cordel

 

 

4) A tirinha e o poema “Estas mãos”, embora pertençam a gêneros textuais diferentes, são semelhantes no que se refere 

a) à abordagem da mesma temática, ainda que com diferentes intenções comunicativas.    

b) às tarefas exercidas pelas mãos femininas.    

c) à redução do termo mão à questão do trabalho doméstico.    

d) à denúncia da exploração do trabalho doméstico feminino.    

 

  

5)

 

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Folha de São Paulo. Classificados, 27 fev. 2012 (adaptado).

 

Os gêneros textuais nascem emparelhados a necessidades e atividades da vida sociocultural. Por isso, caracterizam-se por uma função social específica, um contexto de uso, um objetivo comunicativo e por peculiaridades linguísticas e estruturais que lhes conferem determinado formato. Esse classificado procura convencer o leitor a comprar um imóvel e, para isso, utiliza-se 

a) da predominância das formas imperativas dos verbos e de abundância de substantivos.    

b) de uma riqueza de adjetivos que modificam os substantivos, revelando as qualidades do produto.    

c) de uma enumeração de vocábulos, que visam conferir ao texto um efeito de certeza.    

d) do emprego de numerais, quantificando as características e aspectos positivos do produto.    

 

  

6) Na letra da música “Dura na queda”, Chico Buarque cita, direta ou indiretamente, fontes de energia renováveis: solar, ondomotriz (ondas) e maremotriz (maré).

 

[...] Esquinas

Mil buzinas

Imagina orquestras

Samba no chafariz

Viva a folia

A dor não presta

Felicidade, sim

 

O sol ensolarará a estrada dela

A lua alumiará o mar

A vida é bela

O sol, a estrada amarela

E as ondas, as ondas, as ondas, as ondas

[...]

 

Assinale a alternativa que contenha versos que podem ser classificados como orações.

a) “Imagina orquestras”; “Mil buzinas”. 

b) “Felicidade, sim”; “O sol, a estrada amarela”. 

c) “O sol ensolarará a estrada dela”; “Esquinas”.   

d) “A lua alumiará o mar”; “Imagina orquestras”.   

 

 

Texto para as questões 7 e 8.

 

Do velho ao jovem

 

Na face do velho

as rugas são letras,

palavras escritas na carne,

abecedário do viver.

 

Na face do jovem

o frescor da pele

e o brilho dos olhos

são dúvidas.

 

Nas mãos entrelaçadas

de ambos,

o velho tempo

funde-se ao novo,

e as falas silenciadas

explodem.

 

O que os livros escondem,

as palavras ditas libertam.

E não há quem ponha

um ponto final na história

 

Infinitas são as personagens…

Vovó Kalinda, Tia Mambene,

Primo Sendó, Ya Tapuli,

Menina Meká, Menino Kambi,

Neide do Brás, Cíntia da Lapa,

Piter do Estácio, Cris de Acari,

Mabel do Pelô, Sil de Manaíra

E também de Santana e de Belô

e mais e mais, outras e outros…

 

Nos olhos do jovem

também o brilho de muitas histórias.

E não há quem ponha

um ponto final no rap

 

É preciso eternizar as palavras

da liberdade ainda e agora…

 

Texto de Conceição Evaristo publicado no livro Poemas da recordação e

outros movimentos (Belo Horizonte: Nandyala, 2008).

 

 

7) No poema de Conceição Evaristo, aborda-se importante componente das culturas: a memória, que estabelece a ponte entre o velho e o jovem. Esses dois momentos interligados são representados no texto por, respectivamente,

a) “livros” e “história”.   

b) “dúvidas” e “liberdade”.   

c) “palavras escritas na carne” e “rap”. 

d) “frescor da pele” e “brilho dos olhos”.    

  

 

8) Em “as rugas são letras” (linha 2), foi empregada como recurso estilístico a figura de linguagem 

a) antítese.    

b) hipérbole.    

c) metáfora.    

d) metonímia.    

 

9) Joana possui uma sogra que é uma cobra, embora as cobras, répteis peçonhentos, não sejam tão asquerosos quanto a sogra dela. Já Joaquim possui uma sogra que é uma bruxa, sem possibilidade de fazer magias, passa toda a urucubaca dela para sua vida.

 

As palavras destacadas do texto acima possuem sentido:

Parte superior do formulário

a)      próprio, figurado, próprio.

b)     figurado, figurado, figurado.

c)      próprio, próprio, próprio.

d)     figurado, próprio, figurado.

 

 

Parte inferior do formulário

10) Leia este fragmento do poema A lua foi ao cinema, do escritor Paulo Leminski.

 

“A lua foi ao cinema,

passava um filme engraçado,

a história de uma estrela

que não tinha namorado.

Não tinha porque era apenas

uma estrela bem pequena,

dessas que, quando apagam,

ninguém vai dizer, que pena! (...)”

(http://tinyurl.com/n4oljo7 Acesso em: 24.07.2014. Adaptado)

 

 

A figura de linguagem predominante nesse poema é

a) hipérbole, pois a palavra estrela foi empregada para suavizar um termo.   

b) pleonasmo, pois a palavra história apresenta o mesmo sentido de incidente.   

c) catacrese, pois a palavra pena foi empregada inadequadamente, num sentido impróprio.   

d) personificação, pois a lua vivencia uma situação que é própria dos seres humanos.


11) Analise a imagem a seguir e identifique a figura de linguagem em evidência no título da manchete.



a) Metáfora.   

b) Hipérbole.   

c) Comparação.

d) Metonímia.   


12) Comida é o nome de uma das músicas dos Titãs. Leia um fragmento dela.

 

“A gente não quer só comida

A gente quer comida

Diversão e arte

A gente não quer só comida

A gente quer saída

Para qualquer parte” (...)

 

(Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto)

(http://tinyurl.com/lwl3v2c. Acesso em: 31.07.2014. Adaptado)

 

 

Podemos afirmar que os termos “comida, diversão e arte”, nesse trecho, exercem sintaticamente a função de

a) complemento nominal.   

b) sujeito composto.   

c) objeto indireto.   

d) objeto direto.   

  

13)



Assinale a alternativa incorreta em relação à tirinha.

a) O 1º quadrinho da tirinha apresenta apenas um período simples.

b) No final da tirinha, Calvin conclui que a aula começou há pouco tempo e ele já foi encaminhado à Direção.

c) No 3º quadrinho, há indícios de que Calvin será punido por não ter respondido corretamente à professora.  

d) Calvin sempre se sente prejudicado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

 

14) A preposição DE pode preceder diferentes tipos de funções sintáticas, por exemplo, objeto indireto, como na frase Eu preciso de você. O termo destacado também exerce a função de objeto indireto em 

a) A construção de novas casas deve ser uma prioridade no governo atual.    

b) Necessitamos de novas casas para abrigar a população.    

c) A necessidade de novas casas não pode ser esquecida pelo governo.    

d) A banca de madeira quebrou completamente.   

 

15) Amor é fogo que arde sem se ver é um poema de Luís Vaz de Camões, grande poeta e escritor português. Leia-o e analise as proposições a seguir. Assinale a alternativa incorreta.

 

Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor.


a)     a) O poema lido recebe o nome de soneto, uma vez que apresenta 14 versos organizados em dois quartetos e dois tercetos.

b)      bO poema foi escrito com versos decassílabos, o que significa que cada verso apresenta 10 sílabas poéticas.

c)      c) O poema possui um esquema rímico clássico, formado por rimas geminadas no esquema ABBA, ABBA, CDC, DCD. 

d) Camões consegue aproximar coisas que parecem distantes para explicar um conceito tão complexo como o amor.

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