Avaliação - 1º ano do Ensino Médio
Leia a
notícia abaixo e depois responda à questão. Quase
90% dos professores não tinham experiência com aulas remotas antes da
pandemia; 42% seguem sem treinamento, aponta pesquisa. Levantamento da
UFMG e CNTE mostra cenário preocupante e a dificuldade do poder público em
dar resposta neste momento emergencial e garantir a isonomia do acesso à
educação, afirma coordenadora do estudo. Uma pesquisa sobre o trabalho dos
professores da rede pública durante a pandemia, a qual o G1 teve acesso,
aponta que 89% não tinha experiência anterior à pandemia para dar aulas
remotas – e 42% dos entrevistados afirmam que seguem sem
treinamento, aprendendo tudo por conta própria. Para 21%, é difícil ou muito
difícil lidar com tecnologias digitais. Os resultados mostram a dificuldade
dos professores em lidar com a nova realidade, e o esforço pessoal para
transmitir a aprendizagem aos estudantes durante a emergência de saúde
provocada pelo coronavírus. O
texto foi publicado em um “site” de grande circulação nacional e
internacional. Nele, podemos encontrar várias notícias interessantes, e uma
delas é essa acima, muito atual e que gerou polêmica no meio educacional. 1. Assinale
a alternativa que apresente a finalidade do gênero notícia. a)
Apresentar opinião de especialista sobre assunto relevante para a sociedade. b) Informar
fatos e acontecimentos recentes de relevância local, nacional e internacional. c) Narrar
uma história que envolve conflito inicial, momento de maior tensão e
desfecho. d)
Crítica de acontecimentos atuais. 2. Com relação ao gênero perfil, analise as afirmações e assinale a que estiver incorreta. a) A finalidade de um perfil é revelar aspectos sobre a vida e o mundo de determinada pessoa. b) Todos os perfis de redes sociais são parecidos e
trazem as mesmas informações. c) Em um perfil pessoal, é comum as descrições
sobre comportamento, costume e temperamento. d) A foto escolhida para integrar este gênero deve
estar de acordo com o tipo de perfil. O
leão
A menina conduz-me diante do leão, esquecido por um circo de passagem. Não está
preso, velho e doente, em gradil de ferro. Foi solto no gramado e a tela fina
de arame é escarmento ao rei dos animais. Não mais que um caco de leão: as
pernas reumáticas, a juba emaranhada e sem brilho. Os olhos globulosos
fecham-se cansados, sobre o focinho contei nove ou dez moscas, que ele não
tinha ânimo de espantar. Das grandes narinas escorriam gotas e pensei, por
um momento, que fossem lágrimas. Observei em volta: somos todos adultos, sem contar a menina.
Apenas para nós o leão conserva o seu antigo prestígio - as crianças estão em
redor dos macaquinhos. Um dos presentes explica que o leão tem as pernas
entrevadas, a vida inteira na minúscula jaula. Derreado, não pode sustentar-se
em pé. Chega-se um piá e, desafiando com olhar selvagem o leão, atira-lhe
um punhado de cascas de amendoim. O rei sopra pelas narinas, ainda é um leão:
faz estremecer as gramas a seus pés. Um
de nós protesta que deviam servir-lhe a carne em pedacinhos. -
Ele não tem dente? -
Tem sim, não vê? Não tem é força para morder. Continua o moleque a jogar amendoim na cara devastada do
leão. Ele nos olha e um brilho de compreensão nos faz baixar a cabeça: é
conhecido o travo amargoso da derrota. Está velho, artrítico, não se aguenta
das pernas, mas é um leão. De repente, sacudindo a juba, põe-se a mastigar
capim. Ora, leão come verde! Lança-lhe o guri uma pedra: acertou no olho
lacrimoso e doeu. O leão abriu a bocarra de dentes amarelos, não era um bocejo.
Entre caretas de dor, elevou-se aos poucos nas pernas tortas. Sem sair do
lugar, ficou de pé. Escancarou penosamente os beiços moles e negros, ouviu-se a
rouca buzina do fordeco antigo. Por um instante o rugido manteve suspensos os macaquinhos e fez
bater mais depressa o coração da menina. O leão soltou seis ou sete urros.
Exausto, deixou-se cair de lado e fechou os olhos para sempre.
3. Depois
da leitura, analise as afirmações a seguir.
I.
Embora não seja um texto predominantemente descritivo, ocorre descrição, visto
que o autor representa a personagem principal através de aspectos que a individualizam. II.
Por ressaltar unicamente as condições físicas da personagem, predomina a
descrição objetiva no texto, com linguagem denotativa. III.
Por ser um texto predominantemente narrativo, as demais formas - descrição e
dissertação - inexistem. Inferimos
que, de acordo com o texto, pode(m) estar correta(s): a)
todas as afirmações. b)
apenas a I. c)
apenas a II. d)
apenas a III.
e)
nenhuma das afirmações. 4. Leia o trecho de uma entrevista. Então o certo é aproximar os jovens da internet? Os professores precisam estimular os
alunos a sair da sala e voltar com fontes para serem debatidas, para concluir
quais são confiáveis. Não devem ensiná-los a trabalhar individualmente, mas
treiná-los para fazer o que nós, adultos, fazemos: consultar a informação na
internet e avaliá-la com outras pessoas. Atualmente, temos que entender coisas
demais para confiar apenas em um indivíduo. Só podemos cumprir essa tarefa
juntos – e é para isso que a internet serve.
a) “A internet colabora para o
isolamento dos jovens?”. b) “Qual a função dos jovens em relação
aos adultos?”. c) “Qual a função dos professores em
relação à internet?”. d) “A internet limita a capacidade de
pesquisa dos jovens?”. 5. Leia o texto abaixo.
Capítulo XII Partimos com o tempo
encoberto, mas estável. Não teríamos de nos preocupar nem com calores
cansativos nem com chuvas desastrosas. Um tempo próprio para o turismo. O
prazer de galopar por um país desconhecido deixava-me de bom humor naquele
início de aventura. Sentia toda a felicidade, todo o prazer e liberdade de um
excursionista. Começava a gostar da viagem. “Afinal, o que estou arriscando?”,
dizia-me. “Viajar por um país dos mais curiosos, escalar uma montanha bastante
notável, na pior das hipóteses, descer ao fundo de uma cratera extinta! [...]
Quanto à existência de uma galeria que acaba no centro do globo, pura
imaginação! Pura impossibilidade! Vou tratar, então, de aproveitar o que a
expedição tem de bom sem maiores problemas”. Quando concluí esse raciocínio, já
havíamos saído de Reykjavik. Hans caminhava à frente num passo rápido, igual e
constante. Os dois cavalos carregados com
nossas bagagens seguiam-no sem que fosse necessário conduzi-los. Eu e meu tio
íamos atrás sem nos sairmos muito mal em nossos animais pequenos, mas
vigorosos. A Islândia é uma das maiores
ilhas da Europa. Estende-se por mil e quatrocentas milhas e só conta com
sessenta mil habitantes. Os geógrafos dividiram-na em quatro quartos, e
tínhamos de atravessar quase obliquamente o que tem o nome de região de quarto
do Sudvesterfjordhur. Ao deixarmos Reykjavik, Hans seguira imediatamente para a
beira do mar. Atravessávamos magras pastagens que faziam o maior esforço para
serem verdes; tinham maior facilidade em serem amarelas. Os cimos rugosos das
massas traquíticas apareciam no horizonte entre as brumas do leste, e por
momentos algumas placas de neve, concentrando a luz difusa, resplandeciam nas
inclinações dos cumes afastados.
Esse fragmento de texto apresenta características de a) biografia. b) crônica jornalística. c) diário. d) relato de viagem. e) reportagem. 6. O terceiro parágrafo desse texto revela um narrador a) detalhista. b) impaciente. c) melancólico. d) orgulhoso. e) solidário. |
No
quarto quadrinho, o personagem resolve ouvir o plano, porque ele se preocupa em
ganhar dinheiro. A palavra que nos permite responder à questão corretamente é a
observação do adjetivo:
a)
ambiental
b)
lucrativo.
c)
filhos
d) prossiga.
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