3.8.25

Aula sobre Transitividade Verbal com atividades

Os verbos podem ser classificados de acordo com a necessidade de complementos para que seu significado fique completo. Essa é a ideia central da transitividade verbal. Existem algumas classificações principais:

1. Verbos Transitivos Diretos (VTD): Esses verbos precisam de um complemento sem preposição, chamado objeto direto. Por exemplo, em "Ele comeu a maçã", "comeu" é um verbo transitivo direto e "a maçã" é o objeto direto.

2. Verbos Transitivos Indiretos (VTI): Esses verbos precisam de um complemento com preposição, chamado objeto indireto. Por exemplo, em "Ela gosta de música", "gosta" é um verbo transitivo indireto e "de música" é o objeto indireto.

3. Verbos Transitivos Direto e Indireto (VTDI): Também conhecidos como bitransitivos, esses verbos exigem dois complementos: um sem preposição e outro com preposição. Por exemplo, em "Ele entregou o livro ao amigo", "entregou" é um verbo transitivo direto e indireto, "o livro" é o objeto direto e "ao amigo" é o objeto indireto.

4. Verbos Intransitivos: Esses verbos não precisam de complemento e o significado já é completo. Por exemplo, em "Eles chegaram cedo", "chegaram" é um verbo intransitivo e "cedo" é um adjunto adverbial, não um complemento do verbo.



10 exercícios sobre a transitividade verbal para ajudar a fixar o conceito:

1. Identifique a transitividade dos verbos nas frases abaixo:
 
a) Ela assistiu ao filme no cinema.
b) Comemos pizza ontem à noite.
c) Ele confia muito nos amigos.
d) Daniela abraçou a mãe.

2. Classifique os verbos em transitivos diretos, transitivos indiretos ou intransitivos:

a) Mariana precisa de ajuda.
b) Eles partiram cedo.
c) Compramos um carro novo.
d) A criança sorri.

3. Coloque um "D" para objeto direto, um "I" para objeto indireto ou "N" para quando não houver complemento nas frases:

a) Os alunos esperam o professor.
b) Ele mora em São Paulo.
c) Gosto muito de chocolate amargo.
d) Maria sempre elogia seus colegas.

4. Transforme as frases ao adicionar ou retirar complementos de acordo com a transitividade do verbo:

a) Ele levou ___ para o trabalho.
b) Ela precisou ___.
c) ___ Prepararam a festa.

5. Analise as sentenças e corrija as que contêm erros relacionados à transitividade dos verbos:

a) Ele assistiu o filme ontem.
b) Nós esperamos por esta oportunidade.
c) Lembrei do seu e-mail.

6. Identifique os objetos diretos e indiretos nas frases:

a) A professora deu o livro aos alunos.
b) Meu pai comprou presentes para nós.

7. Indique a transitividade e categorize os complementos:

a) Oferecemos nossa casa aos convidados.
b) Eles vencerão o jogo amanhã.

8. Reescreva as frases com outro verbo que mantenha a mesma transitividade:

a) Eu ouço música todos os dias.
b) Ela visita seus avós aos domingos.

9. Explique a transitividade do verbo destacado nas frases:

a) Ele perdoa os amigos rapidamente.
b) Nós confidenciamos nossos segredos aos amigos.

10. Crie frases usando os seguintes verbos e indique sua transitividade:

a) ensinar
b) precisar
c) cair

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seu comentário!

Prova de revisão de Língua Portuguesa

Vinte ( 20) questões de revisão que podem ser usadas em um teste de Língua Portuguesa para os anos finais do ensino fundamental. Essas quest...