1.10.23

Avaliação de Língua Portuguesa para o 7º ano (Ensino Fundamental)

 Leia, com atenção, o texto a seguir.

Minha vida de menina

Durante minha vida em Graça sempre fui uma garota agitada. Lembro-me de que eu e minha melhor amiga gostávamos de passear pelo mercado municipal recém-construído, mas muito diferente do de hoje: o teto era feito de palha, sustentado por um tronco enorme. Passeávamos por lá por não haver outra opção e também para paquerarmos os meninos.
               Nascemos quase juntos: eu e o mercado. Somos uma coisa só, mas não estamos nos livros, televisão ou qualquer documento. Estamos na memória que marcou minha adolescência. Às vezes sinto saudades daqueles tempos, quando tudo era mais tranquilo, não havia quase motos ou carros nas ruas.
Ao chegar em casa, ajudava minha mãe a fazer chapéu. A palha utilizada cortava meus dedos, mas era a única forma de ajudar na renda familiar, garantindo dinheiro para, quando chegassem os festejos, comprar tecido para fazer os vestidos.
               Estudava à tarde com a professora Iracy, mestra muito severa. Minha mochila era um saco de arroz, em que levava um lápis, a cartilha do ABC e uma tabuada. Meu pai me colocou na escola, e meus irmãos também, para aprendermos a ler uma carta e fazer outra. Eu era craque na leitura e não gostava da tabuada, mas estudava muito para não apanhar de palmatória. Nunca apanhei da professora, pois ficava bem quietinha. Durante o recreio, ela
mandava-nos capinar o mato que crescia ao redor da escola, tarefa que julgava enfadonha, pois minhas mãos às vezes inchavam.
               Quando chegava da escola já era quase hora do jantar. Comíamos feijão com farofa de toucinho. O gosto não era bom, mas de tanto comer já havia me acostumado. Raramente comíamos carne ou biscoito, e só tomávamos refrigerante quando caíamos doentes.
                Nas festas não havia bebidas alcoólicas, só o arico-rico – suco industrializado em pó colocado em garrafas –, que tinha que ser dividido com os amigos, proporcionando momentos de alegria e confusão.
                Apesar das secas, minha família nunca passou fome, pois meu pai criava capotes e cabras; por esse motivo não nos faltava leite. Raramente chovia, mas quando acontecia era o maior alvoroço! Todos corriam em busca de baldes para armazenar água e eu ainda brincava com as outras crianças na chuva. A água que caía do céu era fresquinha, contrastando com a terra quente, e quando se misturavam produziam uma fumaça que causava um clima de mistério. A forte chuva formava um pequeno lameiro, que, misturado à terra, parecia um rio de chocolate. A magia da água tocando o meu rosto era muito forte. Nessas horas o trabalho era esquecido.
                Naquele tempo, a chuva era a maior alegria e a rua transformava-se em um mundo fantástico. Além das brincadeiras no lamaçal que escorria pela rua, modelávamos panelinhas de barro para brincar de comidinha, fazíamos bonecos de sabugo de milho ou casca de melancia, construíamos casinhas e redes de palha para pastorar o roçado...
                Quando não chovia era uma tristeza de dar dó, não havia mais a magia e sobrava tempo para brincar pela manhã. Então, eu e a minha turma nos reuníamos nas casinhas de palha. Lá construíamos brinquedos, conversávamos, fazíamos comidinhas de frutas e inventávamos
histórias cheias de mistérios e paixões.
                Nossa vida se enchia de alegria, que vinha de muitos momentos: das brincadeiras, da escola, da família e de quando chovia. O fim da história? Não sei, porque ainda vivo. Enquanto viver, minhas memórias nunca irão acabar.

                                                                 (Texto baseado na entrevista feita com a sra. Maria Nonata de Abreu, 58 anos.)

 

1)       O texto lido é do gênero:

a)       carta

b)       diário pessoal

c)       memórias literárias

d)       narração

 

2)       Que fato é relatado no texto lido?

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3)       Para fazer uma boa descrição é importante reparar no “ser” descrito como se o olhássemos pela primeira vez. Devemos trazer à lembrança sensações, impressões e informações captadas pelos nossos sentidos: cheiros, sabores, formas, cores, texturas, sons. Transcreva do texto lido um trecho em que o autor utiliza a descrição como recurso para envolver o leitor e fazê-lo imaginar o que se apresenta.

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4)       Assinale a opção em que se apresentam sentimentos e impressões do narrador.

a)       “Ao chegar em casa, ajudava minha mãe a fazer chapéu.”

b)       “Minha mochila era um saco de arroz, em que levava um lápis, a cartilha do ABC e uma tabuada.”

c)        “Naquele tempo, a chuva era a maior alegria e a rua transformava-se em um mundo fantástico.”

d)       “Quando chegava da escola já era quase hora do jantar. Comíamos feijão com farofa de toucinho.”

 

5)       No fragmento “Nas festas não havia bebidas alcoólicas, só o arico-rico – suco industrializado em pó colocado em garrafas – que tinha que ser dividido com os amigos, proporcionando momentos de alegria e confusão.”, os travessões foram utilizados para:

a)       inserir a fala de um personagem.

b)       introduzir uma explicação.

c)       dirigir-se ao leitor.

d)       apresentar uma lembrança.

 

6)       Em que tempo estão os verbos em sua maioria no texto? Por que o autor usou esse tempo verbal?

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7)       Analise o seguinte fragmento:

 

“Durante o recreio, ela mandava-nos capinar o mato que crescia ao redor da escola, tarefa que julgava enfadonha, pois minhas mãos às vezes inchavam.”

a)       O pronome ela se refere a quem? ____________________________________________________________

b)       E o pronome nos em “mandava-nos”? ________________________________________________________

c)       Pelo contexto em que foi utilizada, explique o sentido da palavra enfadonha. ________________________________________________________________________________________

 

8)       O texto traz palavras e expressões que situam o leitor no tempo passado. Circule no texto uma dessas expressões.

 

9)       Complete a partir do que foi estudado em aula: O narrador usa a __________________ pessoa para contar as lembranças da entrevistada.

 

10)   Em “Nessas horas o trabalho era esquecido.”, o pronome essas + o substantivo horas retomam algo que foi apresentado anteriormente, fazendo a ligação entre as ideias. O que é retomado por “nessas horas”?

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11)   Que recurso o autor utilizou para finalizar seu texto?

a)       O autor fez questionamentos a respeito de sua vida.

b)       O autor deixou o leitor intrigado no final.

c)       O autor retornou ao momento presente, atual.

d) O autor fez uma reflexão emocionante.

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