14.10.23

10 questões para exercitar a Língua Portuguesa!

 Teste de Língua Portuguesa

Texto para as questões de 1 a 5.

 

Por que criança não pode trabalhar?

Criança não pode trabalhar por um motivo simples: porque ela está muito ocupada sendo criança. Ser criança é ter a liberdade de fazer uma porção de coisas: ir à escola, brincar, ler, praticar esportes, conviver com outras crianças. Ser criança é ser livre para inventar brincadeiras, fazer descobertas e, aos pouquinhos, aprender a ler o mundo.

Quando uma criança trabalha, não sobra tempo para brincar e estudar. As crianças que trabalham, em vez de papel e lápis, usam enxadas e pás. Em vez de conviver com outras crianças na sala de aula, elas passam o dia cercadas de adultos, suando a camisa em lavouras, em carvoarias, em lares de estranhos, em lixões e nas ruas.

O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) diz com todas as letras: abaixo dos 16 anos é proibido trabalhar. Mas estar escrito na lei não é suficiente. É preciso que os governos, as famílias e as empresas estejam atentos e prontos a ajudar as crianças que trabalham, tirando-as dessas atividades, garantindo que elas possam estudar e ajudando suas famílias a acolhê-las com dignidade e carinho.

Helio Mattar. Folhinha. In: Folha de S. Paulo, 02/03/2002.

 

1) Explicite, usando uma expressão, o tema do texto lido. _____________________________________________________________________________________

 

 

2) Com relação ao tema do texto, identifique a tese defendida pelo autor. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

3) Essa tese é defendida com argumentos que tentam convencer o leitor. Cite um argumento usando pelo autor. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

4) Explique o significado da expressão grifada em “Ser criança é ser livre para inventar brincadeiras, fazer descobertas e, aos pouquinhos, aprender a ler o mundo.”? __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

5) Alguns títulos funcionam como indicador do tipo de texto (expositivo, argumentativo, narrativo etc). Analise o título do texto anterior e informe se ele confirma ou não essa afirmativa. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

6) No último bimestre, vimos que o aposto pode ser empregado com as seguintes finalidades:

 

 

I-                   Enumerar ou recapitular

II-                Indicar uma distribuição

III-             Especificar

IV-             Explicar, resumir ou identificar

 

Indique com qual dessas finalidades os apostos destacados nas frases a seguir foram empregados.

 

a)      Ulisses e Aquiles, heróis gregos, participaram da guerra de Troia. _______________________________________________________________________________

 

b)      Algumas atitudes, como, por exemplo, o egoísmo e a ingratidão, devem ser evitadas pelas pessoas. _______________________________________________________________________________

 

c)      O compositor Zeca Baleiro é bastante original. _______________________________________________________________________________

 

d)     Sempre gostei de três disciplinas: Português, Matemática e História. _______________________________________________________________________________

 

e)      Admirava países como a França e o Uruguai, aquele na Europa, e este na América do Sul. _______________________________________________________________________________

 

 

7) Analise o texto a seguir.



A figura é uma adaptação da bandeira nacional. O uso dessa imagem no anúncio tem como principal objetivo:

a)     mostrar à população que a Mata Atlântica é mais importante para o país do que a ordem e o progresso.

b)    criticar a estética da bandeira nacional, que não reflete com exatidão a essência do país que representa.

c)     informar à população sobre a alteração que a bandeira oficial do país sofrerá.

d)    alertar a população para o desmatamento da Mata Atlântica e fazer um apelo para que as derrubadas acabem.

 

8) No trecho a seguir, foram omitidos todos os acentos gráficos: grave, agudo e circunflexo. Localize as palavras que deveriam receber esses acentos.

            O livro “A cabeça do brasileiro”, do sociologo Alberto Carlos Almeida, mostra que a educação e o grande corte social e etico do Brasil: os 57% de brasileiros que tem ate o Ensino Fundamental são mais autoritarios, mais estatistas e revelam menos valores democraticos; a medida que a escolaridade aumenta, os valores melhoram – o que prova, segundo o autor, que a educação e a principal matriz a transmitir valores republicanos as pessoas.”
                                                                                                                    Fonte: O Estado de São Paulo – 26 de agosto de 2007.

Assinale a alternativa correta em relação ao número de acentos gráficos que foram omitidos no trecho acima.

a) Dois (2) acentos graves – sete (7) acentos agudos – um (1) acento circunflexo.
b) Três (3) acentos graves – seis (6) acentos agudos – um (1) acento circunflexo.
c) Dois (2) acentos graves – sete (7) acentos agudos – dois (2) acentos circunflexos.
d) Nenhum acento grave – cinco (5) acentos agudos – um (1) acento circunflexo.

 

 

9) Estudamos que vocativo é a palavra ou expressão que serve para chamar, invocar uma pessoa, animal ou coisa personificada. Sendo assim, identifique a única alternativa em que o termo grifado não exerce a função de vocativo.

 

a) Ei, garota, empreste-me um pouco a sua caneta?

b) Tomem cuidado, rapazes!

c) Marina, aluna do 8º ano, foi reprovada em Ciências.

d) Sabe, Hélen, não encontrei o livro que você me pediu.

 

 

10) Relacione os adjuntos adverbiais às suas respectivas classificações e assinale a ordem correta.

 


I. Afirmação

II. Assunto

III. Causa

IV. Dúvida

V. Finalidade

 

(   ) Conversamos sobre a reunião.

( ) Talvez seja melhor mudarmos a data do feriado.

(  ) Ela vive para os filhos.

(  ) Nós iremos ao casamento com certeza.

(  ) O poço secou com o calor.


 

a) II, IV, V, I, III.

b) V, IV, V, I, III.

c) II, IV, I, V, III.

d) V, IV, II, I, III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua visita e seu comentário!

Como se escreve?

 É caçar ou cassar ? E agora? Como eu escrevo corretamente? Vamos consultar o dicionário e descobrir qual é a maneira certa de escrever! Ob...